10 dicas para manter seus colaboradores focados

Data 30/11/2016

foco e produtividade

*Por Vivian Sant’Ana

Desafios e sugestões para os gestores manterem a produtividade de suas equipes de trabalho, confira as dicas:

A tecnologia trouxe inúmeros avanços para as empresas, porém com ela também vieram inúmeras distrações, alarmes, alertas e notificações que podem afetar diretamente a produtividade dos funcionários. Além disso, com o mercado totalmente globalizado, o estresse se tornou quase que permanente na rotina de todos.

O grande desafio, hoje, é fazer com que todo esse turbilhão de informações seja algo benéfico para as empresas, e não sejam computados como hora de trabalho desperdiçadas.

A dica é usar todas essas ferramentas a favor da empresa. Como?

  1. Conheça seus colaboradores. Saiba as expectativas de cada colaborador, para projetos individuais e sobre a sua carreira dentro da empresa ou até mesmo fora dela. Saber o que ele espera traz conhecimento do que ele necessita e de como pode ser motivado, qual é a sua melhor maneira de trabalhar etc.

  2. Informação. Um colaborador deve saber que ele faz parte de um todo, que a empresa possui objetivos claros com a execução de seu trabalho e exatamente o que se espera de cada um como resultado, para que ele não tenha um dia a dia focado em atividades que não são tão importantes assim.

  3. Interrupções. Tomar cuidado com os e-mails e reuniões desnecessários. Muitas empresas tem o costume de informar qualquer coisa por e-mail, existem aquelas ainda que colocam em cópia todas as pessoas possíveis, isso toma tempo e atrapalha. Antes de enviar um e-mail verifique se ele realmente é importante e se todos que receberão a mensagem realmente precisam dela. A mesma regra vale para reuniões. Seja rápido, objetivo, convide quem realmente precisa estar lá e faça de tudo para que ela termine logo.

  4. Faça gestão de seus colaboradores. Atualmente sabemos que se o colaborador está bem fisicamente e emocionalmente é muito mais fácil que ele proporcione resultados as empresas. Ter ferramentas para que esses colaboradores se desenvolvam com certeza fará com que eles executem suas tarefas do dia a dia muito mais assertivamente. Além disso, o conhecimento profundo do perfil de cada um também pode ajudar a identificar se aquele funcionário está tendo um problema momentâneo ou uma falta de adequação a cultura da empresa ou ao cargo.

  5. Ambiente. Ter um ambiente físico, arrumado, e coerente com o trabalho que pode ser feito é imprescindível, mas por incrível que pareça, muitas vezes é ignorado pelas empresas. Certa vez conheci uma empresa extremamente linda, bem decorada e ajustada e por algum motivo fui conhecer o local onde os funcionários comiam. Era um cômodo extremamente escuro, pequeno, onde nem sequer reboco as paredes tinham, não era de se esperar que os funcionários tivessem um desempenho aquém do esperado. Os escritórios do Google, espalhados pelo mundo, estão aí para nos mostrar que funcionário produtivo se destaca em um ambiente que se importa com ele.

  6. Gestão de informações. Assim como é importante saber pelo que se está trabalhando se comunicar rapidamente em casos especiais também é essencial. Já vi empresas grandes terem dias de trabalho praticamente perdidos por fofocas, informações desencontradas sobre demissões e reposicionamentos. Esses problemas, principalmente nas grandes empresas, são comuns, mas o tempo que a empresa demora para se pronunciar sobre elas determinará quanto tempo será perdido nesse processo.

  7. Liderança. Um líder inspirador que saiba orientar seus colaboradores para os resultados esperados é essencial para o sucesso do processo. Em contrapartida, um líder que não saiba a particularidades de sua equipe, que não seja flexível e não possua um bom nível de inteligência emocional pode levar facilmente uma equipe ao fracasso.

  8. Reconhecimento. Elogie em público e repreenda em particular. Forneça feedback constante para que seu colaborador perceba que está no caminho certo.

  9. Remuneração. Ser coerente na remuneração do colaborador é uma tarefa complicada dentro das empresas, por isso as informações têm que ser tão claras. Mostrar para cada um o valor que ele representa dentro da empresa, o valor que ele proporciona para empresa tornará mais eficaz justificar a remuneração de cada um.

  10. Crie um relacionamento. Ter um relacionamento saudável e amigável com os colaboradores faz com que você tenha mais conhecimento sobre as suas necessidades e dificuldades e ao mesmo tempo torna o ambiente mais humano.

*Vivian Sant’Ana é formada em Administração de Empresas e coach habilitada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SB Coaching).

Essas dicas foram publicadas no site Mundo RH, em 25/11/2016

Notícias relacionadas:

Testes definem perfis profissionais e ajudam a aumentar a produtividade

10 ações que um líder pode tomar para aumentar a produtividade da equipe

O segredo para manter a alta performance no trabalho

Comentários