3 argumentos para convencer o CFO a investir em gestão de pessoas

Data 20/03/2017
apresentação de graficos para diretoria

 

apresentação de graficos para diretoria

Contratar, remunerar, administrar folha de pagamento e benefícios, avaliar desempenho, capacitar, engajar, reter talentos… são muitas as funções da área de recursos humanos. Ainda bem que existem soluções de tecnologia para gestão de pessoas que facilitam, agilizam e tornam esses processos mais assertivos. Segundo o Gartner, empresa de consultoria com atuação global, companhias de todo o mundo devem investir 7,2% a mais em software durante 2017 em comparação ao ano passado.

Geralmente, o RH sabe da necessidade e dos benefícios do investimento em soluções para automação dos processos de gestão de pessoas. No entanto, nem sempre ele consegue convencer a alta gestão da importância da aquisição dessas ferramentas e de como elas podem influenciar nos resultados da empresa. Por isso, conversamos com uma profissional que vivencia os 2 lados: Anete Castro, Diretora Administrativa Financeira e Diretora de RH da LG lugar de gente.

Confira, então, três argumentos que podem ajudar o RH a convencer o CFO a investir em soluções de tecnologia para gestão de pessoas, segundo Anete Castro.

1. Calcule e apresente a economia esperada

Anete destaca que o projeto apresentado pelo RH deve conter a demonstração clara, objetiva e precisa da economia que será gerada com a utilização das ferramentas.  “Mostre ao seu CFO que a implantação de soluções de tecnologia gera, por exemplo, economia, que pode geralmente está relacionada à diminuição de erros de cálculos e até mesmo de retrabalhos. Outro aspecto que pode ser abordado é a economia de tempo da equipe de RH, que poderá se dedicar a outras atividades, proporcionando aumento de produtividade”, afirma.

2. Alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa

Para Anete, o RH deve demonstrar objetivamente ao CFO que o investimento é consistente com os objetivos macros da empresa: “Apresente os fundamentos, com base em análises de prós e contras. É interessante apresentar também um possível plano B, em caso de não aprovação, ou até mesmo um projeto intermediário. Você precisa mostrar ao seu diretor financeiro por que aquela é a melhor escolha para a empresa e como ela impacta diretamente nos resultados e na competitividade de mercado”.

3. Retorno sobre o investimento

Segundo Anete Castro, é importante mostrar também que seu estudo é fundamentado. “Como a opção pelo projeto A ou B foi fundamentada, a partir de quais premissas chegou-se à conclusão de que esse investimento em tecnologia seria o melhor para a empresa e, como não poderia deixar de ser, demonstrar em números o retorno esperado com a implantação de cada ferramenta. Outra informação relevante é como e quando esse investimento será recuperado”, afirma Anete.

Não tem todas essas informações? Fique tranquilo e adapte os argumentos ao que você tem. Para a Diretora da LG lugar de gente, o mais importante é deixar de lado a subjetividade e apresentar uma linha de raciocínio em que as ideias estejam estruturadas de forma lógica e objetiva. “O CFO, geralmente, tem um perfil mais objetivo e enxerga via números, fatos e dados. Logo, a forma de apresentação é crucial para começar bem o trabalho de convencimento”, finaliza ela.

Conheça as soluções de tecnologia da LG lugar de gente! Com ela você terá sistemas flexíveis e inteligentes, capazes de se de adequar às diversas necessidades, além de trazer benefícios a favor da competitividade dos negócios. 

 

Comentários