3 passos para conseguir melhores resultados com workflow no RH

Data 18/07/2016

Antes de falarmos como uma solução de workflow pode apoiar a gestão de pessoas, vale perguntar: você sabe como funciona o workflow? Na prática, um workflow nada mais é do que a automação de um fluxo de trabalho. Ou seja, o uso de tecnologia para apoiar algum processo de negócio que envolve documentos, informações e tarefas que devem ser executadas por vários colaboradores, segundo uma determinada hierarquia e um conjunto de regras acordadas previamente. Na área de RH, por exemplo, existem vários fluxos de trabalho como requisição de pessoal, benefícios, férias, transferências, promoções, entre muitos outros.

Mas por que o workflow é tão relevante para a gestão de pessoas? De maneira geral, ele otimiza a comunicação e a troca de informações entre diferentes envolvidos em um mesmo processo. Isso torna o RH menos operacional e faz as tarefas serem atribuídas de forma dinâmica às pessoas certas. Por exemplo, no caso de solicitação de férias, além do RH, o processo também envolve líderes e colaboradores

[code id=9359]

Pensando nisso, listamos 3 passos para ajudar sua empresa a conseguir melhores resultados com a automação de RH:

1 – Defina fluxos de aprovação

Antes de delimitar a ordem do fluxo de trabalho de determinada atividade, é necessário que a empresa possua regras e políticas de RH bem definidas e alinhadas com a liderança. É importante que as alçadas de aprovação sejam baseadas nessas regras.

2 – Faça gestores e equipes de TI e RH trabalharem juntas

O workflow é um subsistema de RH que depende do “casamento perfeito” entre tecnologia da informação e gestão de pessoas. Afinal, quem entende da automatização é a TI, mas quem conhece a rotina e as exigências do negócio é o RH. Por isso, é necessário envolver esses dois times sempre que um novo fluxo de trabalho for criado.

3 – Invista em uma solução de workflow

Estudo realizado recentemente pela empresa de análises Freeform Dynamics, com mais de 150 mil usuários corporativos espalhados por 168 países, mostrou que 52% dos entrevistados consideram investir na automação de processos e sistemas de workflow. Isso mostra que a implantação de sistemas inteligentes de negócio e de automação, como o Gen.te Flui – Workflow, deve crescer em todo o mundo nos próximos anos. No Brasil, isso não é diferente. Com a crise econômica muitas empresas têm buscado soluções de tecnologia para apoiar suas atividades operacionais e, consequentemente, diminuir custos e aumentar produtividade.

Notícias relacionadas:

Mudança sem volta

Tecnologia vai facilitar novos estilos de trabalho

Chegada da geração Y ao mercado força renovação na gestão de pessoas

Compartilhe:

Comentários