5 assuntos mais lidos em 2016

Data 11/01/2017
logotipo esocial

O ano de 2016 foi de muitos desafios e mudanças no mundo e para a área de RH não foi diferente. O blog Huma acompanhou de perto todas as notícias sobre o eSocial, as novidades tecnológicas que estão surgindo para facilitar a gestão de RH e as tendências de gestão de pessoas. Além disso, a legislação trabalhista também vem passando por muitas mudanças, devido às alterações do cenário político do Brasil.

Confira o ranking dos assuntos mais acessados e as 3 matérias mais lidas de cada tema.

1 – eSocial

LG e eSocial

O eSocial é, sem dúvidas, o assunto do ano de 2016. Com previsão para entrar em vigor já em 2018, as empresas estão com prazo cada vez mais curto para começarem a se adequar. E, apesar de afetar todos os departamentos, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) realizada no 2º semestre de 2015 mostra que 44% das companhias acreditam que o RH será a área mais impactada com o início do projeto.

Ao longo do ano, o blog Huma trouxe as principais notícias relacionadas ao eSocial, assim como conteúdos de orientação para auxiliar a implementação do projeto nas empresas. O interesse dos nossos leitores por esse assunto ficou evidente no ranking de matérias mais lidas do site. Relembre-as:

O impacto do eSocial nos planos de cargos e salários

5 artigos para quem quer entender o eSocial

eSocial será prorrogado em aproximadamente um ano em relação ao cronograma atual

2 – Gestão de Pessoas

reconhecimento de funcionários empenhadosEm um cenário de incertezas econômicas, como este que o país está passando, alguns temas têm desafiado o RH. O principal deles é como extrair o máximo do potencial dos funcionários e das equipes. Isso vem sendo estudado desde o recrutamento e seleção, para que a busca por novos colaboradores seja mais assertiva, até a gestão dos talentos, com o intuito de evitar a perda de funcionários de alta performance. O retrato disso são as três matérias mais lidas sobre Gestão de Pessoas:

Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém

Cinco tendências para o recrutamento de pessoas

8 erros que fazem com que bons empregados se demitam

3 – Legislação trabalhista

Mudanças na legislação de acidente no trajeto para o trabalho

O ano de 2016 foi marcado por mudanças relevantes na legislação trabalhista brasileira. Essas alterações estão mudando a forma de relacionamento das empresas com seus empregados. Por isso, é tão importante que o RH fique antenado sobre esses assuntos e é claro que a Huma não deixaria nenhum ponto passar despercebido!

Confira abaixo as matérias sobre legislação trabalhista que mais atraíram a atenção dos leitores:

Acidente de trajeto é excluído do FAP

Senado permite ampliação de 5 para 20 dias da licença-paternidade

CLT poderá prever contrato de trabalho multifuncional

4 – Carreira e liderança

liderança e bons funcionáriosQue competências são necessárias para ser um bom líder? Ser um bom funcionário é o primeiro passo para liderar uma equipe? Em 2016, conhecemos diferentes formas de gerir equipes. Também, ajudamos gestores a identificar os funcionários com melhor desempenho. Acesse as matérias que mais se destacaram:

Oito características de excelentes funcionários

11 perguntas que todo chefe deve fazer a si mesmo

Humor e dicas: o líder deve executar ou realizar?

5 – Tecnologia

cloud computing RH

Por último, mas não menos importante, as novidades tecnológicas estão despertando no RH a necessidade de automatizar processos burocráticos que, hoje, impedem a área de assumir uma posição mais estratégica. Um exemplo disso é a gamificação, que tem oferecido novas formas de selecionar e gerir talentos por meio de métodos lúdicos atraindo, principalmente, as novas gerações de colaboradores. Atenta à essa necessidade, que inclusive é tendência para os próximos anos, a LG lugar de gente adquiriu a empresa eguru, líder nacional em games empresariais, que passou a fazer parte das soluções oferecidas aos clientes.

Outra tendência de 2016 e que continuará em bastante expansão é o uso de cloud computing. Essa inovação já vem agilizando os processos do RH, aumentando a produtividade e reduzindo custos com software que exigem infraestrutura dedicada e manutenção. Este é outro ponto em que a LG lugar de gente também tem se destacado com o lançamento da plataforma mais completa de gestão de RH em cloud computing: a Suíte Gen.te nuvem

Veja as principais matérias de tecnologia de 2016:

Sistemas de RH: da escolha à implantação

LG lugar de gente aposta em “gamificação” e adquire o controle de líder nacional

3 motivos para o RH investir em cloud computing

Agora que você já está por dentro de como foi 2016 para o RH, clique e conheça as principais tendências que vão impactar a área em 2017.

Comentários