90% dos líderes atuais estão despreparados para ocupar papel de direção

Data 18/10/2010

 

Segundo consultor, empresas brasileiras são carentes em posições de liderança eficazes.

A preocupação das empresas na busca de líderes de atitude e preparados para a função é cada vez mais comum. Um bom líder pode guiar com mais eficiência a equipe para alcançar os melhores resultados para a organização.

Só que encontrar o perfil ideal de liderança está cada vez mais difícil no mercado. "Hoje se percebe uma carência nas empresas de âmbito nacional de pessoas em posições de liderança que exercem a função de maneira mais eficaz", relatou o consultor empresarial, Marco Antonio Peruzzato, em sua última palestra "Ser Líder: Você está preparado?" na sede do Centro Uno.

Segundo o consultor, cerca de 90% dos líderes atuais estão despreparados para este trabalho. Os dados, segundo o especialista, são da Fundação Dom Cabral.

Por isso, a qualificação e capacitação se tornam essenciais para a construção de líderes mais eficientes em seus setores. "A liderança é uma qualidade que pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho e na vida" relata o consultor Peruzzato.

Para o consultor, durante esse processo, o papel do departamento de RH torna-se fundamental na busca de capacitar às lideranças, preparar e desenvolver o time, manter/aumentar motivações e comprometimento. "O RH deve ter consciência sobre o quanto é importante o líder buscar uma capacitação para que as empresas cheguem aos resultados de maneira mais eficaz" finaliza o consultor.

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 14/10/10.

Comentários