A Felicidade está no caminho

Data 03/02/2010

 

Colocou-se a caminhar. Queria perguntar para Deus onde encontraria sua felicidade. No meio de sua viagem encontrou-se com um lobo que estava muito fraco, caído no canto da rua, quase sem vida, que falou ao homem:

–    Ajude-me, estou morrendo… A dias não me alimento, estou sem forças…

–    Agora não posso – disse o caminhante – estou indo falar com Deus em busca de minha felicidade. Quando encontrá-lo, falarei sobre você e depois lhe trarei uma resposta.

E continuou a caminhar. Adiante encontrou-se com uma pequena árvore, sem folhas, flores e frutos que disse:

–    Por favor, me ajude. Estou fraca… Sinto que algo me impede de crescer… Minhas raízes estão sem força…

O Homem respondeu:

–    Aguarde um pouco. Agora estou indo em busca de minha felicidade. Quando encontrar-me com Deus, perguntarei qual é a solução de seu problema.

Quilômetros à frente, encontrou-se com uma jovem senhorita. Cabisbaixa, tinha um semblante triste que ofuscava um pouco sua beleza. A moça falou:

–    Ando muito triste… Sinto-me sozinha. Gostaria de me casar e constituir família, porém não encontro pretendentes. Já tive propostas de príncipes e nobres, mas procuro alguém simples e humilde, com ideais definidos e também esteja em busca de sua felicidade.

–    Que pena… Sensibilizo-me com sua situação – disse o viajante – mas não posso perder muito tempo conversando. Vou encontrar-me com Deus. Quando chegar lá, buscarei algum conselho para você.

Caminhou ainda mais. Depois de muito andar encontrou-se com o Todo Poderoso. Perguntou sobre a fórmula da felicidade e onde poderia encontrá-la. Deus, em poucas palavras respondeu: – A Felicidade está no caminho.

Depois de dar alguns conselhos também para aqueles que o homem havia encontrado, o Senhor despediu-se do viajante, que começou sua longa viagem de retorno, um tanto quanto decepcionado, já que não havia entendido muito bem a resposta que havia recebido.

Na estrada, encontrou-se novamente com a bela moça e falou:

–    Perguntei para Deus sobre você. Disse-me que você deve casar com o primeiro homem que passar nessa estrada, pois será ele o marido tão esperado.

–    É você? – disse ela.

–    Acredito que não – respondeu o viajante – minha felicidade está no caminho, preciso continuar minha jornada…

Adiante, encontrou-se com a árvore e apressadamente foi logo dizendo:

–    Consiga alguém para cavar próximo às suas raízes. Existe um baú cheio de tesouros enterrado aí… é por isso que você não consegue crescer. Eu não posso perder meu tempo com isso, pois preciso continuar caminhando e encontrar minha felicidade.

Mais à frente encontrou-se com o lobo que, em meio a tanto sofrimento, perguntou quase sem voz:

–    Deus me deu algum conselho?

O Viajante respondeu:

–    Disse que a solução só depende de você. Não desanime. Junte todas as forças que ainda lhe restam e capture o primeiro ser vivo que passar por aqui. Este será o alimento que lhe devolverá a energia perdida.

E assim o lobo agiu… e o homem morreu"

Muitas vezes, em busca da felicidade, deixamos de viver o presente e aproveitar aquilo que conquistamos. Reclamamos de algo que não temos e deixamos de valorizar o que temos. Esquecemos de viver em família, sair com os amigos e usufruir de bens oriundos do fruto de nosso trabalho. Sempre queremos mais e mais.

Não se deve confundir: a ambição lícita é boa, a ganância não. Não que devamos ser conformados com tudo. Precisamos apenas olhar ao nosso redor e observarmos que temos muito pelo qual nos orgulhar e que diversas oportunidades surgem a cada dia.

Não deixe de atender a oportunidade que bate à sua porta por estar no quintal procurando um trevo de quatro folhas.

Ser feliz também é isso: Viver e valorizar o presente.

Lembre-se que a felicidade está em você e ao seu redor. Não é nada distante. É algo que você encontra em sua caminhada diária.

Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial, Marcelo de Elias é escritor, conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Consultor especializado em gestão estratégica e gestão de pessoas, também atua como professor e coach executivo.