A principal causa do fracasso de líderes é a má qualidade de relacionamento, diz estudo

Data 30/11/2011

A consultoria organizacional Right Management, focada em gerir talentos e carreira, realizou levantamento que demonstram os principais motivos que levam um líder a ser bem sucedido e ao chegar ao fracasso.

O estudo foi realizado entre abril e setembro de 2010, em parceria com a empresa de pesquisa, Chally Group, coletando dados por meio de um levantamento feito com 1.439 CEOs e profissionais de recursos humanos de 707 organizações de vários países, que exploraram a eficácia da liderança e desenvolvimento entre diversas regiões e culturas.

Os entrevistados apontaram a incapacidade e (ou) falta de empenho para construir um bom relacionamento com a equipe, como principal item que leva o líder ao insucesso, com 40%. O segundo fator responsável pelo fracasso de um gestor, com 26%, foi a falta de identificação com a cultura da empresa. A não entrega de resultados aceitáveis foi a terceira mais votada, com 11%. Entre os fatores que levam os gestores ao sucesso estão: a adaptação aos valores e cultura da empresa (68%), seguido por habilidades interpessoais (66%), motivação para liderar (62%) e experiência profissional anterior (57%), foram os principais citados.

A pesquisa também apurou quais as áreas funcionais com maior aptidão para formar líderes. O primeiro lugar ficou com a área de Operações (68%), seguida por Finanças (56%), Vendas (49%), Marketing (34%) e Recursos Humanos (24%).

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 28/11/2011.

Comentários