*Por Paulo Alvarenga
A palavra liderança é uma palavra grávida, tem vários significados. Desde os primórdios dos tempos a humanidade vivenciou exemplos de grandes líderes. Verdadeiros líderes do futuro no passado e, desde então, escutamos muita teoria sobre liderança, muitos conceitos e muitas receitas de bolo. Mas algo me chamou a atenção nessa abordagem do Deepak Chopra, que pude vivenciar em um de seus seminários intitulado “A Alma da Liderança” – O uso da inteligência Espiritual para a transformação pessoal e social.
Primeiro vamos entender o conceito de ALMA, segundo o autor:
- Alma é um sistema vivo, dinâmico, em evolução na consciência;
- Composto de significados, contextos, relacionamentos e assuntos arquétipos;
- Modelado pela memória e pela experiência;
- Impulsionado pelo desejo.
Agora o conceito de LÍDER:
- É a alma simbólica de um grupo que age como catalisador da mudança e da transformação;
- O grupo pode ser uma família, empresa, partido político, comunidade, nação, civilização ou qualquer outra organização.
Para um líder provocar a transformação pessoal e social, ele precisa desenvolver a sua inteligência espiritual, pois, quando a desenvolvemos, somos inspirados. Podemos resumir isso na célebre frase de Mahatma Gandhi “Seja você mesmo a mudança que você deseja ver no mundo”. Da transformação pessoal à social devemos:
- Ser a mudança;
- Marcar uma diferença;
- Compartilhar a paixão.
Para começar a nossa transformação, devemos entender melhor as nossas intenções e, para isso, podemos fazer o seguinte exercício:
- Pegue uma folha em branco e faça um pequeno círculo no centro dela. Escreva nesse círculo a resposta da seguinte pergunta: Por que eu quero ser um líder extraordinário?
- A partir desse círculo, puxe 5 setas em diferentes direções e, para cada seta, faça um novo círculo. Escreva agora uma palavra em cada círculo. Essas palavras devem estar relacionadas com a sua resposta, por exemplo: Se a minha resposta for “Fazer a diferença na vida das pessoas”, as palavras poderiam ser: Paixão, Integridade, Simplicidade, Crenças, Atitude, etc;
- A partir de cada palavra escrita, puxe mais 3 setas e faça um circulo no final de cada uma das setas;
- Em cada um desses 3 novos círculos, escreva palavras relacionadas com a palavra que você escreveu no círculo que antecede essas 3 setas;
Dessa forma você fez um mapa mental com o significado da sua resposta, do que realmente é importante para você, e isso irá facilitar o seu processo de reflexão e auto-conhecimento para definir os seus objetivos.
Agora que você finalizou esse gráfico vamos fazer outro mapa mental, desta vez respondendo a seguinte pergunta: O que você quer alcançar como líder nos próximos 12 meses?
- Pegue outra folha em branco e faça um pequeno círculo no centro dela. Escreva nesse círculo a resposta da pergunta acima;
- A partir desse círculo, puxe 5 setas em diferentes direções e para cada seta faça um novo círculo. Escreva uma palavra em cada círculo. Essas palavras devem estar relacionadas com a sua resposta, nesse caso, o que você tem que fazer e ter para alcançar esse objetivo, por exemplo: controle, foco, disciplina, influência, etc;
- A partir de cada palavra escrita, puxe mais 3 setas e faça um circulo no final de cada uma das setas;
- Em cada um desses 3 novos círculos,escreva palavras relacionadas com a palavra que você escreveu no círculo que antecede essas 3 setas;
Já que você traçou o que realmente tem significado para você e o que você quer para os próximos 12 meses como líder, vamos conhecer algumas qualidades de líderes extraordinários, e fazer a seguinte reflexão:
- O que você precisa continuar fazendo?
- O que você precisa parar de fazer?
- O que você precisa começar a fazer?
QUALIDADES DE LÍDERES EXTRAORDINÁRIOS
Os líderes extraordinários desenvolvem algumas qualidades, são elas:
1. Dedicam tempo para fazer perguntas a si mesmos
Eles refletem…
Quem sou eu?
O que eu desejo?
Quem são as pessoas que eu lidero?
Quem eu lidero e o que eles desejam?
O líder extraordinário tem “Tempo para reflexão diária”
2. Auto-estima elevada.
Além da auto-imagem, que é quando os líderes não se preocupam com o que as pessoas pensam sobre eles;
3. Acreditam no poder de suas intenções, eles sabem que podem materializar a sua visão;
4. São ótimos contadores de histórias que tem apelos às pessoas;
5. Quando lhes perguntam a razão do seu sucesso, eles respondem:
Eu tive sorte ou eles são religiosos e dizem, “Deus estava ao meu lado ou muitas coincidências aconteceram em minha vida”;
6. São pessoas felizes, não dá para ser infeliz e ser um grande líder.
Essas qualidades fazem a diferença para os Líderes Extraordinários e geram satisfação. Conheço alguns líderes que realmente fazem a diferença e todos eles são pessoas felizes, aliás, existem algumas razões que geram a felicidade.
RAZÕES QUE GERAM FELICIDADE
Existem vários estudos que falam sobre Felicidade, mas será que existe algum segredo para ser feliz? – Eu sempre me perguntei isso.
Resultados de pesquisas apontam que existem 3 razões pelas quais as pessoas são felizes:
1. Ponto de estabilidade do cérebro, que significa o foco que colocamos quando analisamos algumas situações. Algumas pessoas enxergam problemas, outras enxergam oportunidades criativas, e isso está ligado com os modelos mentais que a pessoas têm;
2. Segurança Financeira;
3. Fazer os outros felizes, que significa contribuição, viver a sua missão. Muitas pessoas, mesmo sem definir a sua missão, a vivem;
Estamos cansados de ler em livros vários modelos e receitas de bolo para Liderança, devemos entender que a porta da mudança só pode ser aberta pelo lado de dentro e, para isso, é interessante criarmos um método para a transformação. Segue abaixo um esquema que pode nos auxiliar:
ESQUEMA DEFINITIVO PARA TRANSFORMAÇÃO
L | Liderar-se para olhar e escutar, estar mais próximo e presente da equipe |
E | Estreitar Laços Emocionais, foco em pessoas |
A | Ampliar a consciência de si mesmo e dos outros |
D | Desafiar-se a sonhar uma nova realidade e materializá-la |
E | Empowerment (Dar poder) |
R | Responsabilidade em assumir riscos e pelo desenvolvimento da equipe |
S | Sincronismo |
Pensando nesse esquema podemos, a partir dos mapas mentais criados, começar a nossa transformação em líderes extraordinários. Para isso, é importante entendermos o perfil da nossa alma. Tente refletir sobre as perguntas abaixo:
- Qual a minha contribuição?
- Qual é o meu propósito?
- Como eu me sinto quando tenho uma experiência máxima?
- Quem são os meus heróis (história, mitologia, religião)?
- Quais são as qualidades que busco em um melhor amigo?
- Quais são os meus talentos e habilidades únicas?
- Quais são as melhores qualidades que se refletem em um relacionamento pessoal?
Permita-se sonhar. Não se preocupe em ser lógico, racional ou prático com relação ao fato de implementar estas idéias.
O Perfil da alma reflete os seus valores, a visão reflete as suas intenções mais profundas.
Em todo o momento o L.E.A.D.E.R. deve ser:
- Centrado e alerta;
- Intuitivo;
- Criativo;
- Ver o que é mais profundo e maior;
- Encarnação de amor (Incluindo amor e compaixão sem recompensa/retorno, verdadeiramente para os outros)
O líder sempre leva o grupo a um novo nível de consciência, ampliando a visão sobre eles mesmos e o ambiente. Esse líder é imune a críticas e também a elogios, mesmo assim ele sabe receber feedbacks. Ele deve ter um sincronismo com o todo.
CHAVES PARA O SINCRONISMO
-
O mundo como uma extensão do eu;
Se as coisas não derem certo, você não conserta o mundo, você conserta você
mesmo; -
Espelho de relacionamentos;
Concentrar-se nos relacionamentos e não no networking, que pode significar levar vantagem; -
O papel do diálogo interno;
Focar na qualidade dos pensamentos e modelos mentais para saber de onde vêm os diálogos internos positivos e negativos; -
O poder da intenção;
A intenção de criar qualquer coisa, para não deixar que o ego interfira, focar na meditação; - Liberdade Emocional;
-
Harmonização do feminino e masculino.
Todas as lideranças do passado, sempre foram masculinas, a inteligência e não a
força é o modelo atual.
Cada vez mais que eu estudo o tema Liderança, percebo que a transformação do líder está totalmente na vontade, no querer fazer, na visão inspiradora de se tornar um ser humano melhor e não apenas em técnicas de liderança e regras encontradas em livros e apostilas. O líder que somos hoje é resultado das escolhas que fizemos no passado, e o líder que nos tornaremos no futuro é o resultado das escolhas que fazemos hoje.
E você, o quanto está contribuindo para o desenvolvimento das pessoas ao seu redor?
“Os líderes proporcionam lideranças de duas formas principais: Através das histórias que contam; e através do tipo de vida que levam.” Howard Gardner
Sócio Diretor da Crescimentum, um dos autores do livro “Gigantes da Liderança”, Paulo Alvarenga é professor de pós-graduação e MBA em Gestão de Marketing na GAMA FILHO nos temas: Coaching, Liderança, Comunicação e PNL. Certificado em “Managing Energy”, Executive Course pelo Human Performance Institute, na Flórida, e em “Experience Management – Marketing & Sales, pela University of California.
Compartilhe: