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Ameaça funciona melhor que prêmio

Data 12/01/2015

Um debate acirrado para os estudiosos de motivação é o papel do bônus. O que seria melhor: motivar a equipe pela promessa do bônus ou pela ameaça do seu corte? Segundo Kelly Goldsmith, professora da Kellogg School of Management, e seu colega Ravi Dhar, de Yale, a segunda opção – a da motivação negativa – é mais eficaz. “É o contrário do que a maioria das empresas pensa”, diz a dupla no trabalho To Motivate, Better to Take Away Than to Give (“Para motivar, é melhor tirar do que dar”).

Na pesquisa, 62 voluntários, divididos em dois grupos iguais, foram encarregados de solucionar diversos enigmas. Por exemplo, descobrir qual a forma correta do anagrama “udarivmiqu”, quadrivium (as quatros ciências matemáticas da Escolástica medieval: geometria, aritmética, música e astronomia). Não eram testes fáceis. Porém, entre as duas equipes – à primeira foi prometido o pagamento de 25 centavos por resposta correta, à outra US$ 1,50 pelo teste completo, com o desconto de 25 centavos por problema não respondido –, o segundo grupo se deu melhor. A ameaça de corte do benefício funcionou mais que a promessa de ganho.


Essa notícia foi publicada no site Época Negócios, em 10/01/2015

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