Anotar os acontecimentos bons de um dia de trabalho ajuda a aliviar o estresse

Data 30/09/2013

Anotar os acontecimentos positivos ao longo de um dia trabalho pode diminuir o estresse. É o que mostra uma pesquisa da Academy of Management, conduzida por pesquisadores das universidades de Minnesota, Flórida e outras.

Eles acompanharam um grupo de trabalhadores por mais de 15 dias registrando sua pressão arterial e sintomas de estresse, como fadiga, dor de cabeça e dificuldade de concentração.

Eles notaram mudanças quando os funcionários escreveram suas realizações, como ganhar elogios de um chefe.

"Não é nenhuma surpresa que o pensamento positivo pode aliviar a tensão. Mas pode ser mais prático do que as abordagens atuais para combater o estresse no trabalho, como a oferta de horários flexíveis ou novos organogramas que, na verdade, não mudam a vida diária no escritório", disse Theresa Glomb, professora da Universidade de Minesota e coautora do estudo, ao jornal "The Wall Street Journal".

Segundo Glomb, a lista não precisa ser apenas relacionada ao trabalho. Um almoço trazido de casa pode ser uma realização. No estudo, cerca de 40% das reflexões não tinham a ver com o emprego.

A professora também afirma que as empresas não precisam se apressar para instituir um tempo de reflexão obrigatória a cada dia, já que isso pode apenas adicionar outro fator estressante para os funcionários.

De acordo com Glomb, as companhias podem incorporar o exercício na jornada de trabalho regular, como por exemplo, pedindo para que os trabalhadores compartilhem no início de uma reunião de equipe algo que vai bem em suas vidas.

 


*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 25/08/2013

Compartilhe:

Comentários