
Ao avaliar o desempenho de funcionários, o essencial é ser transparente, afirma Laucemir Silveira, coach e consultora de RH para empresas.
Ela diz que, se houver erros, o caminho é ter uma conversa privada e respeitosa, fundamentando a crítica com dados. "Passe a acompanhá-lo de perto e combine estratégias para evitar repetir os problemas", aconselha.
Veja abaixo mais dicas de Silveira para fazer uma boa avaliação de desempenho:
Critérios
O funcionário não deve adivinhar o que importa para a empresa. Informe por escrito a seus colaboradores as características apreciadas na avaliação, como versatilidade, e cite alguns bons exemplos.
Proximidade
Acompanhe o trabalho de perto e corrija imperfeições durante o percurso. Empregado e gestor devem se reunir a cada 15 dias para estabelecerem juntos quais são as prioridades do trabalho a curto prazo.
Informação
Dê ao funcionário detalhes sobre o desempenho. Dizer que a performance foi "boa" é dar uma opinião. Prefira argumentos como "você cumpriu os prazos" ou "tratou o imprevisto rapidamente".
Ambiente
Se a sua equipe obtiver resultados ruins, compare com as conquistas da concorrência. A causa pode ser não a má performance, mas o cenário econômico ruim que afetou o setor como um todo.
Essa dica foi publicada no site da Folha de São Paulo, em 09/08/2015
Comentários