A Petrobras retomou o primeiro lugar do ranking das empresas dos sonhos dos jovens brasileiros, posição que a estatal já havia ocupado entre 2005 a 2009 na pesquisa elaborada pela Companhia de Talentos.
Na edição deste ano, o segundo lugar passou a pertencer ao Google — que foi a primeira colocada em 2010 e 2011. A disputa entre estas companhias pelas duas primeiras posições acontece desde 2008.
Confira a lista das 10 empresas dos sonhos dos jovens brasileiros:
1º Petrobras
2º Google
3º Vale
4º Itaú-Unibanco
5º Nestlé
6º Unilever
7º Odebrecht
8º Natura
9º Ambev
10º Rede Globo
Motivos de escolha
A Cia de Talentos ouviu 46 107 jovens brasileiros para elaborar esse ranking. Quando foram questionados sobre como formaram suas opiniões sobre as empresas, 29% disseram que viram informações nos meios de comunicação e 28% conhecem alguém que trabalha ou trabalhou na empresa.
O resultado da pesquisa brasileira também mostra que essas empresas atraem jovens por oferecer desenvolvimento profissional. Nos primeiros anos do estudo, salários e benefícios apareciam entre os primeiros motivos de escolha dos brasileiros, mas agora, fazer o que se gosta e sentir-se realizado passou também a ser prioridade.
Eike Batista é o líder mais admirado
Os jovens brasileiros indicaram Eike Batista como o líder mais admirado do momento, e há três justificativas para esta escolha: 61% dos pesquisados destacaram o empreendedorismo e a capacidade de inovar do empresário. Outros 21% destacaram sua clareza de objetivos 7% suas características pessoais (determinação, disciplina, humildade etc).
No ranking dos 10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens, Eike Batista ficou à frente de Lula, Dilma Roussef, Roberto Justus, Gestor/Ex-Gestor, Pai/ Mãe, Bernardinho, Silvio Santos, Professor/ Coordenador/ Reitor, Abílio Diniz.
A 11ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens foi realizada entre fevereiro a maio deste ano pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People.
*Essa notícia foi publicada no site Você RH, em 23/08/2012