Brasileiros seguem com boa expectativa de contratação

Data 27/03/2013

As empresas do Brasil apresentam intenções de contratação otimistas para os próximos três meses do ano. É o que revela a mais recente Pesquisa de Expectativa de Emprego da consultoria Manpower.

Dos 850 gestores brasileiros entrevistados, 36% esperam aumentar o número de funcionários, 6% devem fazer cortes e 57% pretendem manter suas equipes. Como resultado, a expectativa líquida de emprego do Brasil é +30% – resultado da diferença entre a porcentagem dos que vão contratar e os que devem demitir.

Se comparada ao índice do 1º trimestre de 2013, a atual perspectiva é 9% maior, no entanto é 9% mais fraca se relacionada ao mesmo período de 2012.

O estudo também aponta quais setores têm a melhor perspectiva de geração de vagas no 2º trimestre de 2013. O setor de construção é mais otimista para o período de abril a junho, com expectativa líquida de +41%. Os empregadores menos otimistas são os do setor de administração pública e educação, cujo índice chega a +19%

Na análise das regiões brasileiras, a pesquisa indicou que o estado do Paraná tem a mais alta expectativa de contratação do país (+35%) pelo segundo estudo consecutivo, seguido por Rio de Janeiro (+33%), Minas gerais (+29%) e São Paulo (+27%).

Esses números colocam o Brasil em posição de destaque no globo quando o assunto é contratar gente. A expectativa líquida local se iguala a de Taiwan (+30%), e é seguida pelas da Turquia (+28%), India (+27%) e Panamá (+25%), segundo o estudo. Em países como Itália, Espanha, Grécia e Holanda as oportunidades de trabalho serão mais escassas.

 

*Essa notícia foi publicada no site Você RH, em 26/03/2013

Comentários