CEO 2.0: O novo perfil do executivo

Data 29/12/2011

 

Perfis mais abertos, arrojados e participativos são as características do profissional mais representativo de uma companhia.

Toda empresa de médio e grande porte tem um Diretor Executivo, ou diretor geral, mais conhecido como CEO (Chief Executive Officer), o profissional responsável pelo cargo de maior responsabilidade ou maior autoridade em uma Organização, tendo nela o poder de decisões.

Atualmente, as grandes corporações não são mais como as de 10 ou 20 anos atrás, em que se mandava e os funcionários obedeciam. Hoje as empresas exigem CEOs com perfis mais abertos e com alta sensibilidade social, além de ter uma postura inovadora, com contribuição efetiva em processos de decisão, capacidade de negociar e gerenciar alianças e parcerias internacionais.

Para o CEO da Pure Bros, Fernando Dias, a principal característica de um bom CEO está relacionada à habilidade de desenvolver times, escolher, treinar e orientar os talentos. "No passado, as pessoas eram avaliadas pela formação cultural e acadêmica, fora a experiência profissional, hoje, ainda esses requisitos são avaliados, porém, os profissionais devem ter a sensibilidade de inspirar outros a sua volta para executar tarefas e participar das atividades", explica Fernando.

O CEO de hoje é aquele que tem seu perfil auto-confiante, com integridade nos atos e nas decisões, ética pessoal e profissional, flexibilidade, coragem para assumir riscos e que tenha nas suas habilidades a fórmula correta para ter iniciativa, discernimento, comunicação, administrar e estar aberto a todas as mudanças tecnológicas que as empresas passam diariamente com novas mídias e forma de comunicação através delas.

Essas e outras fórmulas formam um novo perfil de CEO, porém é possível simplificar a fórmula para uma característica que pode ser considerada a mais importante e essencial: Ser generalista. "É preciso ser generalista tanto no sentido de conhecer várias áreas das empresas e dos mercados, como no sentido do auto-desenvolvimento, já que será preciso investir em vários campos como habilidades, características, experiências e conhecimentos técnicos", conta Fernando.

E não basta ficar centrado em um único ambiente de atuação. Segundo Fernando, outra questão fundamental na vida de um CEO de sucesso é fazer-se presente em fóruns de discussão, entidade de classe e de profissionais, visando obter conhecimento e transmitir sua experiência pessoal e profissional para a melhoria das condições de trabalho na comunidade que atua.

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 27/12/10.