Pesquisa indica que 81% dos CEOs acreditam que as estratégias globais verdes da empresa estão nas operações e que o tempo para agir é agora.
O estudo, conduzido pela Accenture em parceria com a United Nations Global Compact, entrevistou 766 executivos de diversos setores em todo o mundo. Os resultados sugerem que o mundo corporativo está entrando na "Era da Sustentabilidade" – 93% dos CEOs disseram que responder questões de sustentabilidade será fundamental para o sucesso de suas empresas nos próximos dez anos.
Ao divulgar os resultados da pesquisa, que está ligada ao 10º aniversário da fundação do Pacto Global, a Accenture descobriu três forças que impulsionam os esforços de sustentabilidade corporativa: marca, confiança e reputação.
Estes três componentes foram classificados como os maiores fatores de motivação por 72% dos entrevistados, seguidos por reduções de custos e aumento de receita potencial, motivação pessoal e engajamento do empregado, enquanto a pressão dos governos e dos investidores está num patamar abaixo.
As respostas da pesquisa indicam que três tendências estão moldando os esforços de sustentabilidade corporativa:
- O consumidor
- Importância da tecnologia e da inovação
- A colaboração é fundamental
A última pesquisa seguiu um estudo semelhante realizado em 2007 e encontrou um crescimento significativo na aceitação da importância da sustentabilidade no mundo corporativo. Quase todos – 96% – dos CEOs afirmaram que a sustentabilidade deve estar "plenamente integrada na estratégia e operações de uma empresa," valor acima dos 72% que concordaram há apenas três anos.
Crescimentos semelhantes ocorreram na maneira como os CEOs percebem o papel dos conselhos e das filiais na abordagem da sustentabilidade.
Como as questões de sustentabilidade tornaram-se centrais para as operações corporativas, o relatório do estudo identifica cinco áreas em que as empresas terão que se concentrar para fazer crescer a economia verde:
Atuar na formação e sensibilização dos clientes, suas atitudes e necessidades.
Gerar novos conhecimentos, habilidades e mentalidades para o desenvolvimento sustentável.
Liderar a criação de um ambiente de investimento mais favorável para negócios sustentáveis.
Incorporar novos conceitos de valor e desempenho nos níveis organizacional e individual.
Criar um ambiente mais claro e positivo de regulamentação para a sustentabilidade.
O relatório completo da pesquisa realizada pela Accenture e Global Compact da ONU está disponível para download no site GreenBiz.com.
Essa notícia foi publicada na HSM Online, em 07/07/10.
Comentários