CEOs querem ações sustentáveis já!

Data 30/01/2012

 

Pesquisa indica que 81% dos CEOs acreditam que as estratégias globais verdes da empresa estão nas operações e que o tempo para agir é agora.

O estudo, conduzido pela Accenture em parceria com a United Nations Global Compact, entrevistou 766 executivos de diversos setores em todo o mundo. Os resultados sugerem que o mundo corporativo está entrando na "Era da Sustentabilidade" – 93% dos CEOs disseram que responder questões de sustentabilidade será fundamental para o sucesso de suas empresas nos próximos dez anos.

Ao divulgar os resultados da pesquisa, que está ligada ao 10º aniversário da fundação do Pacto Global, a Accenture descobriu três forças que impulsionam os esforços de sustentabilidade corporativa: marca, confiança e reputação.

Estes três componentes foram classificados como os maiores fatores de motivação por 72% dos entrevistados, seguidos por reduções de custos e aumento de receita potencial, motivação pessoal e engajamento do empregado, enquanto a pressão dos governos e dos investidores está num patamar abaixo.

As respostas da pesquisa indicam que três tendências estão moldando os esforços de sustentabilidade corporativa:

  1. O consumidor
  2. Importância da tecnologia e da inovação
  3. A colaboração é fundamental

A última pesquisa seguiu um estudo semelhante realizado em 2007 e encontrou um crescimento significativo na aceitação da importância da sustentabilidade no mundo corporativo. Quase todos – 96% – dos CEOs afirmaram que a sustentabilidade deve estar "plenamente integrada na estratégia e operações de uma empresa," valor acima dos 72% que concordaram há apenas três anos.

Crescimentos semelhantes ocorreram na maneira como os CEOs percebem o papel dos conselhos e das filiais na abordagem da sustentabilidade.

Como as questões de sustentabilidade tornaram-se centrais para as operações corporativas, o relatório do estudo identifica cinco áreas em que as empresas terão que se concentrar para fazer crescer a economia verde:

Atuar na formação e sensibilização dos clientes, suas atitudes e necessidades.

Gerar novos conhecimentos, habilidades e mentalidades para o desenvolvimento sustentável.

Liderar a criação de um ambiente de investimento mais favorável para negócios sustentáveis.

Incorporar novos conceitos de valor e desempenho nos níveis organizacional e individual.

Criar um ambiente mais claro e positivo de regulamentação para a sustentabilidade.

O relatório completo da pesquisa realizada pela Accenture e Global Compact da ONU está disponível para download no site GreenBiz.com.

Essa notícia foi publicada na HSM Online, em 07/07/10.

Comentários