Chefes com cargos altos têm menos estresse, diz estudo

Data 10/10/2012

Ser promovido no trabalho pode significar mais do que apenas um aumento de salário. De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, quanto mais alto o cargo o profissional tem, menos estresse e tensão ele passa.

A pesquisa, feita nas universidades de Harvard e Stanford, analisou 200 profissionais. Eles mediram o estresse das pessoas por meio de hormônios presentes na saliva e também por indicadores de ansiedade presentes em um questionário.

O resultado indica que os chefes com mais responsabilidade e altas posições na hierarquia apresentavam menos sinais de estresse, independentemente da idade e do gênero. Para medir o nível de responsabilidade dos gestores, os pesquisadores analisaram o número de subordinados do profissional e também a autoridade que eles tinham sobre outras pessoas na organização.

Para os autores da pesquisa, o estresse menor é causado pela posição desses profissionais, que dá a eles muito controle. "Ter um cargo de liderança aumenta a sensação de controle das pessoas, o que reduz o efeito do estresse", disse Jennifer Lerner, uma das autoras da pesquisa, ao jornal "Sydney Morning Herald". "A ascensão a altos cargos encoraja os líderes a delegar o trabalho do dia a dia para os subordinados."    

 

*Essa notícia foi publicada no site da Folha de São Paulo, em 5/10/2012