Com nova geração de profissionais, treinamentos são realizados via web

Data 06/10/2010

 

Ensino à distância está sendo cada vez mais usado por empresas na hora de qualificar seu quadro de colaboradores.

A nova geração de trabalhadores e o novo cenário do mercado de trabalho, mais globalizado, está mudando o modo como as empresas realizam o treinamento do seu quadro de colaboradores. Cada vez mais elas adotam a web para as qualificações.

Treinamentos e qualificações via internet vão ao encontro da nova geração de profissionais que está no mercado de trabalho. Ligados em tecnologia e adeptos a todas as novidades da rede, essa nova geração quer distância dos métodos convencionais de treinamento.

“Aquele aluno passivo, que ficava na sala de aula apenas observando o professor, não terá sucesso em treinamento à distância”, assinalou, por meio de nota, a especialista da área de Recursos Humanos da Compuware do Brasil, Roberta Casare.

De acordo com ela, o treinamento à distância, assim como o ensino à distância de modo geral, exige um novo perfil de aluno. “Alguém com perfil mais ativo, que interage com o sistema, desenvolve os trabalhos solicitados, troca informações e participa”, assinala Roberta.

Isso não significa que os funcionários da geração anterior vão ficar para trás. Para Roberta, mesmo essa geração consegue tirar proveito dos treinamentos à distância porque, de modo geral, as empresas utilizam tutores para estimular os colaboradores a se envolverem.

Treinamento a baixo custo

De acordo com pesquisa realizada pelo Cetic (Centro de Estudos e Tecnologias da Informação e Comunicação), 31% das empresas brasileiras que têm acesso à rede a utiliza como ferramenta de treinamento, formação e qualificação de seus colaboradores.

Considerando as empresas com mais de 250 empregados, o percentual, revela a pesquisa, supera os 55%. Para Roberta, o ensino à distância, voltado para o treinamento de pessoal, começa a fazer parte da rotina de trabalho de muitos profissionais.

Se para colaboradores o acesso ao treinamento via web pode ser visto como um facilitador, para as empresas representa baixos custos. Isso porque parte das empresas que realiza os treinamentos virtuais é, principalmente, formada por instituições que atuam em diversos países e que precisam difundir informação e conhecimento para pessoas em diversos lugares.

“Custos mais baixos, padronização de treinamento e o fim das barreiras geográficas e de tempo estão entre os fatores que tornam o treinamento à distância uma importante ferramenta de qualificação para as empresas nos dias de hoje”, ressalta Roberta.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 06/10/10.