Comitê Gestor do eSocial aprova leiautes da versão 2.2.01

Data 23/03/2017

 

Confirmando o que Supervisor do eSocial e Auditor da Receita Federal, Samuel Kruger, disse em entrevista exclusiva à LG lugar de gente, o projeto teve mais um avanço: o Comitê Gestor do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, aprovou os leiautes da versão 2.2.01, por meio da Resolução n° 7, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na tarde da última quarta-feira, 22 de março. O projeto compreende 42 arquivos e mais de 1.600 campos a serem preenchidos e encaminhados ao ambiente virtual do governo federal.

As informações prestadas ao eSocial serão feitas por meio de grupos de eventos e cada um deles possui um leiaute específico, que faz referência às regras do negócio. De acordo com Samuel Kruger, a homologação para as empresas que participam do grupo piloto está prevista para acontecer ainda esse mês. “Nossa previsão é que essa atividade inicie na última semana de março. Esse trabalho deve se estender por todo o restante do primeiro semestre de 2017”, afirma Kruger.

A LG lugar de gente está atenta a todas as fases do eSocial. De acordo com Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG, que acompanha os desdobramentos do projeto,as alterações feitas nos leiautes para aprovação foram pontuais”. Segundo ela, grande parte dessas mudanças devem ser entregues na versão 2017.1 da Suíte Gen.te, prevista para 22 de maio, e as demais modificações acontecerão de acordo com um calendário, que será divulgado em breve.

Cronograma eSocial

Em entrevista exclusiva para a LG lugar de gente, Samuel Kruger alertou que o tempo disponível para a preparação e adequação ao eSocial é curto. “Deve-se considerar que as empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões em 2016 já estarão obrigadas a participar do eSocial a partir de janeiro de 2018 e as demais a partir de julho de 2018, conforme definido na Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 2, de 30 de agosto de 2016. Portanto, as empresas devem agilizar seus preparativos para não serem pegas de surpresa”, afirma.

Sua empresa já está preparada para o eSocial? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode ajudar sua companhia a superar os desafios do projeto.

Comentários