Como a LG lugar de gente ajuda a Caterpillar com o eSocial

Data 02/01/2017
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A parceria entre Caterpillar e LG lugar de gente teve início em 1997 com a aquisição do módulo de folha de pagamento. Com a evolução do relacionamento, a empresa também adquiriu as soluções Gen.te Valoriza – Benefícios, Gen.te Agrega – Autoatendimento, Gen.te Relata – Gerador de Relatórios e Gen.te Flui – Workflow. Mas não parou por aí. Atenta às mudanças na legislação e aos desafios impostos às companhias pelo eSocial, a empresa buscou o apoio da LG lugar de gente para garantir sua adequação à nova forma de envio das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

O Gerente de Projetos Especiais e Supervisor de RH da Caterpillar, Gustavo Garcia, que está à frente das atividades relacionadas ao eSocial, explica que a companhia entrou para o grupo de empresas piloto, que contribuem com sugestões para o desenvolvimento do projeto, no início de 2015. Em maio do mesmo ano, a empresa deu início às ações de adequação aos leiautes divulgados pelo governo federal. “Nós evoluímos bem o projeto. Nesse sentido, gostaria de reforçar o quanto a parceria entre LG lugar de gente, Caterpillar e governo, foi positiva. Como parte do piloto, fizemos vários testes e posso destacar o ótimo trabalho de toda a equipe envolvida. Desde o consenso das agendas até o suporte direto da LG na operacionalização desses testes, bem como no alinhamento de erros e de oportunidades”, ressalta o gerente.

Sem tempo a perder

De acordo com o gerente de projetos, apesar das software houses, como a LG lugar de gente, estarem muito avançadas no processo de adaptação, está claro que somente o sistema não é suficiente para garantir a adaptação ao eSocial. “É importante que as empresas se estruturem para diagnosticar e atacar gaps de compliance, processos, gerenciamento de mudanças, adaptações culturais e engajamento da liderança. Também é necessário investir na capacitação e atualização contínua dos profissionais envolvidos, em um plano de comunicação robusto com o time de implantação e na integração entre áreas e provedores de serviços”, esclarece Gustavo.

Segundo ele, a Caterpillar vê o eSocial com “bons olhos” e realizou vários benchmarkings com outras companhias para aplicar no dia a dia as melhores práticas. “Apesar de todas as dificuldades em ajustar sistemas e interfaces, integrar processos para atender os novos requisitos e prazos, investimentos para ajustar todas as mudanças, enxergamos o eSocial como algo positivo. Estamos conseguindo melhorar diversos processos internos e integrar áreas e outras unidades de negócio de forma mais consistente. Também simplificamos as obrigações legais, implementamos métricas de desempenho e com o aumento de expertise dos times envolvidos, estamos vislumbrando uma redução de custos em longo prazo”, conclui o gerente de projetos.

Como está a adequação ao eSocial na sua empresa? Fique atento aos prazos. É fundamental que as empresas adequem seus processos, corrijam as informações contratuais desatualizadas e integrem seus sistemas.

Sua empresa já está preparada para o eSocial? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode ajudar sua companhia a superar os desafios do projeto.

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