Como atrair os melhores jogadores para o seu negócio

Data 01/09/2010

 

*Por Stacey Marvel

"Ganha o time como os melhores jogadores."
Jack Welch, ex-diretor geral da General Electric

Achar e manter funcionários talentosos e dedicados é crucial para o sucesso de qualquer nova companhia em crescimento. Em um mercado de trabalho onde mais e mais jovens profissionais estão se inclinando para empregadores socialmente e ambientalmente responsáveis, os negócios “verdes” têm uma vantagem competitiva. De fato, uma pesquisa da Harris Interactive mostra que 33% dos adultos entrevistados prefeririam trabalhar numa companhia “verde” e 60% acreditavam que suas companhias deveriam fazer mais para se tornarem ambientalmente responsáveis.

Enquanto os números são positivos, empregadores “verdes” ainda enfrentam o desafio de achar os candidatos certos – profissionais que têm fortes habilidades técnicas ou aptidão para os negócios e uma compreensão da sustentabilidade. Marie Kerpan, a fundadora da Green Careers, escritório de consultoria de carreiras, diz que essa é uma questão comum para administradores de negócios “verdes”. “Se um funcionário tem as habilidades, os valores podem ser aprendidos? Ou, se o candidato tem uma perspectiva sobre sustentabilidade, as habilidades podem ser ensinadas? Na verdade você precisa contratar para as duas hipóteses”.

Estratégias de recrutamento “verde”

Em um mercado em desenvolvimento com ênfase maior no tripé da sustentabilidade, mais recursos estão sendo disponibilizados para ajudar a preparar a nova força de trabalho e orientar empregadores “verdes” a acharem a medida certa para suas companhias se adaptarem. Estas seis estratégias podem ajudar os negócios “verdes” a direcionarem seus esforços de recrutamento para atrair os candidatos mais aptos para esse tipo de negócios e com mentalidade mais ecológica.

1 – Esteja visível: tenha certeza que os profissionais eco-conscientes saibam sobre a sua companhia. Participe ou patrocine conferências e eventos “verdes”. Faça publicidade em revistas e blogs que seus futuros funcionários possam ler. Visite aulas em universidades como palestrante convidado. John Sullivan, um professor de administração na San Francisco State University, oferece conselhos adicionais sobre como melhorar sua visibilidade diante de potenciais funcionários em seu artigo "Steps to Implement Green Recruiting" (Passos para Implementar o Recrutamento “Verde”).

2 – Mire nas universidades: entre em conexão com estudantes e graduados de universidades com programas e diplomas focados em sustentabilidade. Contate escritórios de desenvolvimento de carreiras para aprender como pode anunciar vagas disponíveis em quadros de anúncio de trabalho para estudantes ou participar de um evento de recrutamento. Precisa de um MBA de mentalidade aberta com habilidades para os negócios e treinamento em práticas de negócios sustentáveis? O país já conta com inúmeros programas “verdes”, como o da Unicamp, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS), Fundação Getúlio Vargas e Unesp agora formam centenas de estudantes de acordo com o tripé da sustentabilidade para administração.

3 – Ofereça estágios: convide estudantes de cursos ligados à sustentabilidade, faça um test-drive com os candidatos oferecendo oportunidades de estágio com duração de um ano. Torne-se parceiro de programas de graduação “verde” (como os mencionados acima) que trabalhem com você para conciliar seus estudantes com as necessidades de projeto da sua companhia.

4 – Anúncio especializado: anuncie suas vagas disponíveis em quadros de anúncio de trabalhos “verdes” como aqueles hospedados nos sites Treehugger.com, GreenBiz.com, Net Impact, SustainableBusiness.com, Grist.org, e Monster"s Green Careers. Tenha certeza de que você possui os recursos adequados para analisar os currículos recebidos já que os anúncios nesses quadros algumas vezes acarretam um grande volume de respostas.

5 – Alavanque as redes sociais: encoraje os funcionários a usarem suas redes sociais, como o LinkedIn ou Facebook, para entrar em contato com potenciais candidatos. Faça uso de serviços profissionais para aumentar sua visibilidade em sites de redes de relacionamento.

6 – Trabalhe com recrutadores “verdes”: se você usá-los, pense na possibilidade de trabalhar com um recrutador que seja especializado em preencher postos de emprego “verdes”. Alguns pequenos recrutadores independentes adotaram esse foco e empresas maiores estão começando a abrir caminho de oferta nessa área. Espere ver o número de especialista aumentar no próximo ano.

7 – Benefícios “verdes”: funcionários socialmente conscientes serão atraídos para companhias que tornem possível seu desejo de fazer uma contribuição positiva. Ofereça aos funcionários tempo remunerado para voluntariar na comunidade local. Inclua fundos socialmente responsáveis no seu plano de previdência privada. Iguale-se às contribuições de seus funcionários para causas sociais e ambientais. Nos próximos anos, à medida que mais companhias grandes busquem seus compromissos sociais e ambientais, e mais negócios “verdes” são criados, a competição por funcionários vai se tornar mais acirrada. Usar todos os meios disponíveis para recrutar os “melhores jogadores” para sua equipe será crítico para o sucesso.

Esse artigo foi publicado na HSM Online, em 18/08/2010 e foi escrito por Stacey Marvel, formada no programa de MBA Sustentável Presidio School of Management com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento planos de negócios e marketing, websites e programas on-line de marketing para companhias socialmente responsáveis e organizações sem fins lucrativos. Ela está atualmente trabalhando no desenvolvimento da continuidade dos programas de treinamento em negócios sustentáveis.