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Como criar a cultura de inovação nas empresas

Data 07/10/2013

*Por Gisela Kassoy

A cultura da sua empresa pode ser um obstáculo ou um propulsor para os seus objetivos de negócios. Por meio da cultura organizacional, você pode colocar a sua empresa no caminho do crescimento e da mudança, reforçar a inovação e a prosperidade, ou atrasá-la e torná-la menos competitiva.

A cultura é valiosa, não apenas em grandes empresas, mas em organizações de qualquer porte. Dê responsabilidades e autonomia aos funcionários. Seja você empreendedor, executivo ou diretor, pode ser fácil tentar controlar e administrar meticulosamente tudo o que acontece ao seu redor.

Fuja dessa tentação. Microgerenciar tarefas é um dos grandes erros de liderança pois sufoca a produtividade.

Quando seus colaboradores não recebem autonomia para tomar decisões, a sua empresa pode estar incentivando seus funcionários a ficarem acomodados.

O resultado é que você vai transformar a cultura em um obstáculo à inovação, ao invés de ser um facilitador dela.

Não é preciso ir longe para perceber os efeitos da cultura de uma empresa. Pense por exemplo em uma loja da Starbucks e veja como ela se torna mais atraente devido à responsabilidade e autonomia que os funcionários tem ao servir o cliente. Sim, é possível incentivar a criação de uma cultura de inovação nas empresas.

A cultura é o DNA da sua empresa e, ao dar liberdade e autonomia para sua equipe conquistar clientes e darem o seu melhor para satisfazer suas necessidades, preparamos o terreno para a cultura da inovação.

Depois que o terreno está preparado, é hora fazer a cultura da inovação acontecer na sua organização. Sendo assim, selecionamos seis dicas para você implantar essa cultura em sua empresa e em seus funcionários.

1. Comunique o seu sonho

Declarações de missão tendem a serem declarações orientadas, estreitas e muito vagas nos negócios. O sonho da sua empresa e sua cultura precisam estar claros e focados em um bem maior, além dos interesses financeiros.

2. Seja o mais claro exemplo do que a sua empresa representa

Prioridades pessoais, valores e princípios guiam a cultura de sua empresa . A melhor maneira de ser claro a respeito deles é envolver regularmente os membros da sua equipe, clientes e fornecedores. As pessoas seguem o seu exemplo e seu comportamento, não suas palavras.

3. Recrute a equipe certa

Isso significa saber contratar pessoas mais capazes do que você no que você não domina. Fuja de pessoas que sigam apenas ordens e que dependam de você para fazer suas tarefas e tomar decisões. Mantenha essas pessoas longe da sua empresa.

4. Defina padrões elevados

Se você acredita em sua equipe, você pode estabelecer padrões elevados a serem cumpridos. Uma boa equipe vai intensificar o desafio e seus clientes vão perceber e reagir à cultura de inovação em sua empresa.

5. Treine o tempo todo

Isso é simplesmente uma mudança de mentalidade. Cada interação, cada dia é um evento de treinamento e, você pode aproveitá-los ou não. Treinar o tempo todo é uma característica de grandes líderes e grandes empresas.

6. Faça coisas simbólicas

Concentre-se em eventos que simbolizem as ações que são significativas para a sua equipe e torne-os divertidos e importantes.

Sua empresa precisa vencer diariamente o desafio de implementar uma cultura de inovação. Assim, nasce a verdadeira cultura que não requer um culto, mas sim um questionamento ao convencional status quo. E inova também no seu propósito: ser construída em torno de ideias, da liberdade para a criatividade, do desejo de contribuir para a sociedade e não visando apenas o lucro.

 

*Gisela Kassoy é especialista em Criatividade, Inovação, Adoção de Mudanças e Programas de Ideias. Atua com consultoria, seminários, palestras e facilitação de grupos de ideias. Realizou trabalhos em quase todo o País e nos EUA, Europa e América Latina.

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