Como dar feedback de forma positiva em 5 passos

Data 15/02/2017

Seja como líder ou colega, parte da sua responsabilidade é dar feedback. O problema é que ninguém ensina você a dar bom feedback. Por isso, todo mundo tem lembranças de comentários que magoaram. Mas em alguns casos, um feedback faz você se sentir seguro e respeitado, ao mesmo tempo que aponta onde existe espaço para crescimento.

Achar esse equilíbrio é mais fácil do que você talvez imagine. A seguir está um guia com 5 passos para prover o feedback necessário de maneira positiva para alguém:

1. Comece falando sobre o que você gosta

Para o feedback ser eficaz, ele deve ser recebido. Para ajudar a outra pessoa a se manter aberta para o que você vai dizer a seguir, comece com um elogio sincero sobre o trabalho em questão.

2. Pause e reflita nas suas razões para dar feedback

Olhe para si mesmo e garanta que os motivos por trás do feedback negativo não sejam as suas tendências perfeccionistas ou julgamentos pessoais. Mesmo que seja ótimo querer que as outras pessoas continuem melhorando, pedir que elas cumpram as demandas que você impõe a si mesmo é bem contraprodutivo.

3. Fale o que poderia ser feito diferente

Tenha uma abordagem direta e veja a situação pelo que ela é. A outra pessoa merece o benefício da dúvida, então não presuma que ela não se esforçou ou errou propositalmente. Sem colocar juízo de valor, apenas olhe para o que aconteceu e como aquilo pode ser melhorado.

4. Explique em detalhe o que você quer que seja feito no futuro

Defina uma expectativa para o futuro. Esse é o momento em que você explica exatamente o que quer que a pessoa faça da próxima vez. Mantenha as suas palavras focadas no trabalho e não na pessoa. Assim você evita magoá-la e prejudicar a confiança dela em você.

5. Destaque os pontos fortes

Termine a conversa de forma positiva. Ao invés de apenas retornar para a primeira coisa que você disse, uma qualidade do trabalho, aponte agora um ponto forte da pessoa. Isso seria algo que vai além de uma tarefa ou evento em especial, e é algo que se manifesta em todos os trabalhos da pessoa.

Essa notícia foi publicada no site Universia, em 14/02/2017

Compartilhe:

Comentários