Como lidar com erros no trabalho

Data 16/10/2012

Diz-se que todo mundo comete erros. Normalmente, você pode corrigi-los ou simplesmente fingir que eles não aconteceram e seguir em frente. No entanto, um erro no trabalho pode ser algo sério. Pode causar danos para a empresa e para os funcionários dela. Nessas situações, agir dessa maneira pode não ser uma opção. Então, quando você comete um erro, seu emprego pode depender do que você faz após o deslize.

Confira 5 dicas para lidar com erros no trabalho:

1. Admita seu erro
Conte ao seu chefe sobre seu erro imediatamente. A única exceção é se você cometer um deslize insignificante que não afetará ninguém. Caso contrário, não tente esconder porque, se não, você parecerá pior ainda perante os outros.

2. Plano para consertar seu erro
Quando você for confessar seu erro, você deve também apresentar um plano para consertar seu deslize. Mostre a solução concisamente e conte com detalhes quanto tempo você vai demorar a implementá-lo e avise-o sobre possíveis custos envolvidos no plano.

3. Não culpe os outros pelo seu erro
Apontar dedos não vai ajudar nem aliviar o problema. Encoraje seus colegas a dividir a responsabilidade, mas jamais tente se livrar dela.

4. Desculpe-se, mas não tanto

É importante pedir desculpa e admitir seu erro. Porém, você não precisa se destruir para seu chefe. Aliás, essa é a última coisa que ele espera de você.

5. Corrija seu erro na hora certa

Se você tiver que passar horas a mais para corrigir seu erro, não espere ganhar hora extra por isso. Você também pode usar o horário do almoço e chegar mais cedo ao trabalho.

 

*Essa dica foi publicada no site Universia, em 12/10/2012