Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

CONARH 2023: veja tudo que aconteceu e insights de palestrantes do evento

Fique por dentro das principais novidades do maior evento de gestão de pessoas do ano e confira as reflexões compartilhadas por especialistas que estiveram no congresso. Leia agora!

Diversidade e inclusão, transformação digital, aprendizagem contínua, saúde e bem-estar. Esses foram alguns temas debatidos por mais de 20 mil pessoas que participaram do CONARH 2023. Neste artigo, mergulharemos nos principais insights do evento e exploraremos como essas ideias estão moldando o futuro da gestão de pessoas e organizações, além de trazer todas as novidades levadas pela LG lugar de gente. Confira!

Principais insights do CONARH 2023

“Repensar o hoje em uma realidade plural”. Esse foi o tema do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) 2023.  Em sua 49ª edição, ao longo de três dias, 28 painéis foram apresentados, além da participação de 95 especialistas de várias origens.

Confira a seguir os principais acontecimentos e reflexões compartilhadas por especialistas que palestraram no evento.

CONARH 2023

1. Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

A importância da diversidade, equidade e inclusão nas organizações foi enfatizada repetidamente no CONARH 2023. Empresas estão percebendo cada vez mais que equipes diversas não apenas refletem melhor a sociedade, mas trazem uma riqueza de perspectivas e ideias.

Estratégias concretas para promover a DEI foram discutidas, incluindo a revisão de processos de recrutamento para minimizar preconceitos e a criação de ambientes inclusivos que permitam que todos os funcionários prosperem.

Esse foi o tema abordado pelo palestrante Caio Bogos, Fundador e CEO da aTip, no painel “O poder de ser quem você é nas empresas” , em que defendeu a necessidade de um mercado de trabalho mais inclusivo. “Como pessoa autista, eu sei que a realidade é bastante desafiadora. Principalmente quando falamos de processos seletivos e de desenvolvimento de pessoas pertencentes a grupos minoritários”.

2. Transformação digital e experiência do colaborador

Um dos temas centrais do CONARH 2023 foi a transformação digital e sua influência na experiência do colaborador. A digitalização dos processos de RH tem se mostrado uma ferramenta poderosa para otimizar a gestão de talentos, desde a aquisição até o desenvolvimento.

A automação de tarefas rotineiras libera tempo para os profissionais de RH se concentrarem em atividades estratégicas, como o desenvolvimento de habilidades, o acompanhamento de desempenho e a criação de uma cultura corporativa sólida.

Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tahto, trouxe como comprovação a transformação digital vivida na empresa. “O RH está deixando a imagem de mero ‘administrador de pessoal’ para se tornar um catalisador de mudança. Estamos nos tornando arquitetos de culturas que abraçam a diversidade, a criatividade e a agilidade necessárias para prosperar no mundo digital. Sendo nosso papel mostrar que transformação não é um obstáculo, e sim uma oportunidade”.

3. Aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades

Com a rápida evolução do mercado de trabalho, a aprendizagem contínua tornou-se uma necessidade. No CONARH 2023, os especialistas destacaram a importância do desenvolvimento de habilidades para garantir a relevância e a adaptação dos colaboradores às mudanças.

As empresas estão investindo em programas de treinamento personalizados, mentorias e plataformas de aprendizado online para capacitar os funcionários a adquirirem novas habilidades de maneira flexível.

Foi o que apontou Kelly Santos, Analista de RH da Porto Seguro, na palestra “Tecnologia como recurso na aprendizagem corporativa: apresentando o WhatsApp learning ”, que aconteceu no estande da LG lugar de gente. “Com o EAD, nós conseguimos dar ritmo, velocidade e acesso. O presencial é uma ótima opção e não o descarto, acredito que temos que caminhar com os dois modelos e potencializar o uso do on-line”, ressalta.

4. Saúde mental e bem-estar

O bem-estar dos colaboradores emergiu como uma preocupação crucial no CONARH 2023. A pandemia trouxe à tona desafios significativos para a saúde mental dos funcionários, e as organizações estão reconhecendo a importância de oferecer suporte emocional.

Iniciativas que promovem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, além de recursos para lidar com o estresse e a pressão, estão se tornando partes integrantes das estratégias de RH.

Para falar sobre esse assunto, Renata Rivetti, Fundadora e Diretora da Reconnect Happiness At Work, aponta caminhos estratégicos para um ambiente saudável. “Uma estratégia visando o bem-estar é importante para ambas as partes. Os colaboradores se beneficiam com suas necessidades atendidas e a empresa em ter colaboradores mais satisfeitos e engajados, o que reflete diretamente nos resultados de negócio”, destaca.

5. Liderança transformadora

A liderança tem um impacto profundo na cultura organizacional e no desempenho da equipe. Palestrantes do CONARH enfatizaram a necessidade de uma comando transformador que inspire, capacite e guie os colaboradores em direção a objetivos comuns.

As habilidades de comunicação, empatia e tomada de decisões éticas foram destacadas como fundamentais para líderes que desejam construir equipes de alto desempenho e ambientes de trabalho positivos.

Para isso, Michelle Dapper, Diretora de RH na Leroy Merlin Brasil, falou sobre o tema na palestra “Liderança humanizada” e apontou que o caminho para a solução desta dor é a humanização. “Aqui na Leroy Merlin, onde atuo há mais de quatro anos, temos enraizado o compromisso de colocar as pessoas no centro das tomadas de decisões, isso nos possibilitou avançar nessa temática”.

Quer se aprofundar ainda mais nos insights do CONARH 2023? Confira os materiais exclusivos que a LG lugar de gente preparou com a participação de especialistas que palestraram no evento. Clique aqui e acesse gratuitamente!

Novidades da LG lugar de gente no CONARH 2023

Estande da LG lugar de gente

A LG lugar de gente marcou a sua 25ª participação no CONARH 2023. A programação da empresa para o evento contou com lançamento de produtos, palestras na grade oficial e no estande e muito mais. Veja detalhes:

Novas soluções

Com a plataforma para gestão do colaborador em nuvem mais completa e integrada, a LG lugar de gente apresentou soluções criativas para inspirar novas estratégias e revolucionar a gestão do capital humano.

Confira a lista de lançamentos:

Palestras na programação oficial

A LG lugar de gente levou palestras de grandes clientes para a programação oficial do evento, na Arena VR. Veja os principais insights:

O papel do RH na transformação cultural e digital das empresas

Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tahto

Uliana Prado, Diretora de Gente e Cultura da Tathto, apontou que com tantas demandas impulsionadas pela transformação do mercado de trabalho, a área de gestão de pessoas é a bússola que orienta os negócios em direção ao sucesso.

“Estamos nos tornando condutores de uma nova era, onde a tecnologia e a cultura se entrelaçam para criar um futuro promissor. É preciso que abracemos essa visão, que sejamos líderes que promovem a mudança para transformarmos nossas organizações em exemplos vivos da poderosa sinergia entre o humano e o digital”, convida a diretora.

Já a Diretora Global de Gente e Cultura da Bauducco, Daniella Alledo, trouxe o impacto da transformação digital na empresa. Com a adoção das soluções da LG lugar de gente, foi possível a centralização das informações, garantindo maior agilidade nos processos de RH e acima de tudo, aderência para atender as regras e padrões de Segurança da Informação e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Daniella Alledo, Diretora Global de Gente e Cultura da Bauducco

Palestras gratuitas no estande da LG lugar de gente

No estande da LG, os congressistas acompanharam uma programação especial e gratuita com a participação de diversos especialistas. Essas palestras foram abertas para quem estava na feira e transmitidas ao vivo pelo youtube da empresa. Acompanhe algumas temáticas abordadas:

Palestra no estande da LG lugar de gente

O RH em um mercado em constante transformação

A convite da LG lugar de gente, André Souza, CEO da Futuro S/A, participou de um bate-papo com Maria Paula Oliveira, Diretora de Gente, Jurídico e Compliance da LG, sobre “Como preparar o RH para um mercado em constante transformação?” no CONARH 2023 abordando as constantes mudanças no mundo do trabalho.

“A principal mudança que a gente observa nas empesas hoje é que o RH está se sentido desafiado pelo negócio. Será necessário sair de uma ‘caixinha’ e parar de dizer que essa é uma área de suporte.”

Cultura múltipla como vantagem de negócio

Em um mundo em que talentos diversos são um ativo para as companhias, como ter competitividade? Segundo Thomas Nader, HR Business Partner Supervisor no Mercado Livre, as empresas estão percebendo que a inclusão não é apenas um princípio ético, mas também um impulsionador fundamental da inovação e do desempenho.

Ele apresentou essa reflexão na palestra “Diversidade e inclusão como vantagem competitiva: como o RH pode promover uma cultura inclusiva e diversificada dentro das organizações e como isso pode impulsionar a inovação e o desempenho dos negócios”.

Segundo Thomas, uma cultura inclusiva não só atrai talentos diversos. “Cria um ambiente onde os funcionários se sentem valorizados e capacitados para contribuir com suas perspectivas únicas. Isso fomenta a criatividade e a inovação, uma vez que diferentes pontos de vista se unem para resolver problemas complexos”, conclui.

Uma visão amplificada sobre a gestão do capital humano

O CONARH 2023 trouxe à luz uma série de insights valiosos que refletem as tendências atuais e futuras na gestão de pessoas. A transformação digital, a promoção da diversidade e inclusão, o desenvolvimento de habilidades contínuo, o foco na saúde mental e a importância da liderança transformadora são apenas alguns dos tópicos cruciais abordados durante o evento.

À medida que as empresas buscam se adaptar a um mundo em constante mudança, incorporar esses insights em suas estratégias de RH se torna mais importante do que nunca, preparando o terreno para um futuro mais humano e produtivo nas organizações.

Quer conferir um material exclusivo e completo sobre o evento? Clique aqui e aprofunde ainda mais sobre as tendências debatidas no CONARH 2023. Não perca a oportunidade de aprender com diversos especialistas!

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.