Confiança de profissionais de recursos humanos em líderes não é geral

Data 26/08/2013

Os profissionais de recursos humanos brasileiros têm uma visão positiva da empresa onde trabalham quando o assunto é remuneração e a sua contribuição para os objetivos da companhia – no entanto, falta confiança nos líderes e na comunicação interna.

As descobertas são de uma pesquisa do Hay Group com 508 profissionais de RH de 390 organizações. Os resultados mais preocupantes são os referentes à confiança que os profissionais têm no comando da empresa. Um número significativo (cerca de 40%) não demonstra confiança nos líderes e não considera o direcionamento de metas adequados à companhia. Esses problemas podem vir de ruídos na comunicação entre os membros da organização, uma vez que apenas menos da metade (46%) julga a comunicação da empresa aberta e transparente.

"A falta de clareza e confiança na liderança impacta diretamente o comprometimento dos profissionais. Se pensarmos que a área de RH é representante de boas práticas na gestão de pessoas, a expectativa era que esses índices fossem maiores”, diz Elton Moraes, consultor do Hay Group.

A maioria (58%) também diz sentir falta de mais orientação do superior imediato, enquanto apenas 41% dizem receber feedback com clareza e regularidade. Também fica em menos da metade o número daqueles que dizem receber apoio de qualidade de outras áreas da empresa.

Ainda assim, a visão dos profissionais em relação à empresa é positiva em diversos aspectos. A grande maioria (84%) sente que contribui para os objetivos da companhia. Além disso, a percepção dos funcionários de RH em relação à remuneração também é mais positiva do que em outras áreas: 58% afirmam que o seu salário é adequado ao trabalho que fazem, número 19% maior do que no mercado em geral. Mais da metade (64%) também compreendem que sua remuneração depende diretamente do seu desempenho – proporção 17% maior do que na média geral.

 


*Essa notícia foi publicada no site Valor Econômico, em 23/08/2013

Compartilhe:

Comentários