Contrate funcionários comprometidos e eficientes

Data 01/11/2016

recrutamento de pessoas comprometidas

Em grandes organizações, o serviço de Recursos Humanos costuma ser terceirizado ou realizado por uma área específica com essa função, dentro da companhia. Porém, quando o empreendimento é menor, o próprio diretor tem a missão de escolher o novo funcionário, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma contratação pode representar para a empresa tanto ganhos quanto perdas e, por esse motivo, saber selecionar a pessoa certa para determinado cargo é uma tarefa de grande importância e que deve ser feita, sempre, de forma cautelosa. Na arte da contratação, o empreendedor não deve pensar apenas em contratar alguém para solucionar imediatamente um problema, mas sim, considerar a médio e longo prazo o que o colaborador poderá trazer de resultados para a empresa e para a equipe.

Um estudo revelou os três principais impactos de uma seleção equivocada: a perda de produtividade (de acordo com 51% dos entrevistados), a perda de moral (28%), e o prejuízo financeiro (17%). Além disso, a má contratação foi apontada como o principal motivo pela rotatividade empresarial. Estima-se ainda que o prejuízo pela contratação equivocada de um profissional custe algo em torno de seis vezes o seu salário, portanto pense bem antes de realizá-la.

Para uma boa contratação é necessário tanto o gestor quanto o profissional de RH, estarem atentos a alguns fatores. Conheça algumas dicas para aumentar as chances de acerto na hora de contratar.

Definição da vaga e perfil desejado

O primeiro passo na hora de contratar um novo funcionário é saber bem que tipo de perfil profissional que você deseja e que sua empresa precisa para a vaga em aberto. Comece descrevendo as funções que o futuro empregado irá exercer. Redobre a atenção e fale especialmente sobre as responsabilidades atribuídas à vaga, os conhecimentos necessários e as habilidades que os candidatos devem possuir.

Anunciar a vaga em lugares diferentes

Divulgar em variadas plataformas é uma das formas para que mais interessados entrem em contato com você. Mas tenha cuidado! Selecionar plataformas que estejam de acordo com o perfil da empresa facilita o encontro de profissionais com potencial maior para a vaga. É importante lembrar que para encontrar o melhor candidato é necessário criar anúncios eficientes e completos. Destaque a experiência exigida, as atividades a serem realizadas, o horário de trabalho e o salário.

Processo seletivo e entrevistas

Selecione os candidatos que mais se encaixam na vaga, algo em torno de 10 a 20 currículos e separe não mais que duas semanas para realizar as entrevistas. Faça perguntas abertas, as quais o interessado possa desenvolver seu raciocínio.

Não selecione um candidato apenas pelo seu currículo

Quando a contratação é feita de improviso para resolver questões emergenciais, a análise do currículo é a alternativa mais frequente do empregador. Tenha cuidado, pois olhando superficialmente apenas para o currículo, a empresa corre o risco de contratar um profissional que, inicialmente parece perfeito, mas que no dia a dia, age diferente do que a empresa esperava.

Para encontrar um bom profissional que se identifique com as políticas praticadas pela organização, é necessário um bom leque de opções, além de estar atento ao que a empresa precisa e o candidato oferece.

Este post possui informações do RH.com.br

Em um mercado competitivo, é imprescindível que a contratação de novos funcionários seja efetiva. Com o Gen.te Integra – Recrutamento e Seleção da LG lugar de gente, você encontra o candidato certo sem deixar de atender as exigências legais, as regras e os controles da organização. 

Quer saber mais? Entre em contato com a LG!

Notícias relacionadas:

Recrutamento e Seleção: as 5 dicas que fazem toda diferença

Cinco tendências para o recrutamento de pessoas

LG lugar de gente lança novo módulo de Recrutamento e Seleção

Compartilhe:

Comentários