Currículo deve ter contato de ex-chefes, diz site

Data 26/12/2012

O site CareerBuilder.com, o maior portal sobre empregos dos Estados Unidos, afirma que colocar contatos de pessoas que possam dar referências sobre o candidato no currículo aumenta as chances de contratação.

Segundo o site, os profissionais não valorizam os contatos que podem dar referência sobre o trabalho deles. O levantamento mostrou que um em cada dez candidatos pesquisados não lista qualquer contato de ex-colegas ou ex-chefes quando preenchem o cadastro.

É preciso escolher com cuidado quem dará referências sobre o profissional, porém. Em entrevistas com recrutadores, o portal identificou que 29% receberam referências negativas do profissional quando ligaram para os contatos indicados no currículo.

"Antes de escolher alguém para dar referências sobre você, reflita se essa pessoa conhece suas habilidades e estava a par das suas responsabilidades no emprego anterior", aconselha Rosemary Haefner, do CareerBuilder.

O site fez a pesquisa entre agosto e setembro deste ano e divulgou os resultados neste mês. Para fazer o levantamento, ouviu 2.494 recrutadores ou profissionais de recursos humanos e analisou dados sobre 3.976 candidatos.


*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 24/12/2012