3 desafios para o RH trazidos pela transformação digital

Data 22/12/2017

Aplicativos de troca de mensagens, ferramentas de análise de informações, games comportamentais, automatização de processos. Nos últimos anos, temos acompanhado uma série de mudanças ocasionadas pela evolução da tecnologia, que afeta nosso dia a dia particular e também a rotina das empresas. Nesse cenário, os líderes estão cada vez mais preocupados em alinhar seus negócios à transformação digital e encontrar talentos que acompanhem e aproveitem as novas ferramentas a favor do seu desempenho.

Segundo uma pesquisa realizada pela Computerworld com mais de 200 profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) para identificar os “100 IT Leaders 2017”, as organizações estão atentas aos impactos da transformação digital e vão investir cada vez mais esforços para aproveitá-la. Prova disso é que os CIOs declararam estar mais próximos da alta gestão das companhias: 76% deles afirmaram que participam de reuniões para avaliar novas estratégias de negócio.

transformação digital

As áreas internas das empresas também passam por mudanças. 73% dos líderes de TI informam que realizam reuniões periódicas com os demais departamentos para entender as demandas e utilizar a tecnologia para transformar e melhorar processos.

O levantamento apontou ainda três desafios que a transformação digital traz para a gestão de pessoas. Confira quais são eles:

1- Encontrar talentos alinhados

De acordo com o estudo, os líderes estão preocupados em atrair profissionais que já possuem conhecimentos sobre as novas tecnologias. 62% dos respondentes acreditam que encontrar pessoas com habilidades em big data, business intelligence e analytics será o maior desafio nos próximos 12 meses.

2- Capacitar

O RH também deve apoiar o desenvolvimento dos talentos que já estão nas companhias. O estudo apontou que motivar e treinar as equipes para utilizar as novas tecnologias a favor do negócio são atividades consideradas prioritárias para 2018.

3- Reter

Outro tema que deixa os CIOs apreensivos, e que se torna um desafio para a gestão de pessoas, é a retenção de talentos. 70% dos líderes estão preocupados em manter os colaboradores já capacitados no quadro de funcionários.

Quer saber como escolher o parceiro ideal para apoiar a transformação digital do seu RH?  Então, clique aqui e leia o ebook “11 dicas para escolher o melhor software de RH para sua empresa.”

Comentários