Dia Internacional da diversão no trabalho

Data 01/02/2012

 

Na próxima 5ª feira, dia 1º de abril, será comemorado pelo 12º ano consecutivo em todo o mundo o "Dia Internacional da Diversão no Trabalho".

O dia tem como objetivo lembrar que o trabalho não tem que ser sofrido, mas sim descontraído.

Esta comemoração, que também acontece na Europa, consta do "Chase's Oficial Calendar of Events", o calendário mais importante dos Estados Unidos.

Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha e autor do livro "Sorria, você está sendo curado", lançado pela Editora Gente, destaca o que vários estudos comprovam: o riso e a descontração no ambiente de trabalho, aumentam a produtividade, reduzem o absenteísmo e o turnover, melhoram o clima interno, facilitam o trabalho em equipe e reforçam as relações interpessoais positivas entre os empregados, dentre inúmeros outros benefícios.

"O Bom Humor no ambiente corporativo aumenta a auto-estima, potencializa a criatividade, estimula a motivação e torna a nossa atividade diária mais leve", ressalta o Doutor Risadinha. Ainda segundo ele, "já passamos boa parte do nosso dia dentro das empresas e por isso devemos nos empenhar em tornar esse lugar o mais agradável e descontraído possível".

Além dos inúmeros benefícios que a diversão e o riso trazem para as empresas, não podemos nos esquecer que também são inegáveis aqueles que eles proporcionam à nossa saúde, tais como: maior produção de endorfinas, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imunológico, redução do estresse, etc.

E aqui vão algumas dicas do Doutor Risadinha para estimular a descontração no trabalho:

  1. celebre as conquistas, mesmo que insignificantes;
  2. crie um ambiente agradável e confortável para curtas paradas ou para um bate papo acompanhado do cafezinho, a fim de recompor-se as energias;
  3. comemore as datas festivas com muita alegria e criatividade;
  4. privilegie o feedback positivo;
  5. reconheça os méritos publicamente;
  6. crie programas de qualidade de vida;
  7. inicie atividades grupais com breves sessões de gargalhadas;
  8. institua o programa de Participação nos Resultados;
  9. respeite o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  10. estimule o voluntariado.

O guru da Administração atual, Tom Peters, já em 2004 afirmou no seu livro "Reimagine" que: "As pessoas que se sentem bem consigo mesmas também riem muito. Essa é a minha experiência. Assim, aqui estão duas de minhas regras: a) nunca trabalhe em um lugar onde rir seja raro e b) nunca trabalhe para um líder que não ria".

Essa notícia foi publicada na RH Central, em 25/03/10.