Dicas para mudar de carreira em 2015

Data 22/12/2014

Você está satisfeito com sua vida profissional? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você está realizado com sua carreira? Quais são seus objetivos profissionais para 2015? O que você pretende conquistar? Onde pretende chegar?

Mudar de carreira é, sem dúvida, a primeira opção para profissionais insatisfeitos ou infelizes com suas vidas profissionais. Porém, ao tomar esta decisão, é preciso estar muito seguro e consciente dos impactos que esta mudança trará para diferentes aspectos da sua vida.

Para enfrentar esta nova etapa profissional, confira 5 dicas importantes:

1. Encare os desafios desta decisão

É importante considerar que, ao optar por mudar de carreira, pode ser que você tenha que começar sua nova vida profissional do zero e conquiste um cargo inferior ao que estava anteriormente, o que implica em ganhar um pouco menos também. Por isso, se você está decidido a iniciar uma nova jornada profissional, procure fazer economias para não passar aperto durante esta fase de transição.

2. Faça uma boa pesquisa de mercado

Antes de “se atirar de cabeça” em uma nova carreira, é fundamental que você faça uma profunda pesquisa de mercado, verificando as oportunidades e possibilidades de emprego e renda financeira. De nada adianta começar uma nova carreira se não há oportunidades de mercado. Por isso, avalie se realmente compensa fazer esta mudança antes de correr este risco.

3. Espelhe-se em profissionais que mudaram de carreira

Outra dica importante é se espelhar em outros profissionais que também fizeram esta mudança. Procure conversar com pessoas que trocaram de cargos ou de carreiras, eles poderão te ajudar mostrando os melhores caminhos, o que fazer e também o que não fazer nesta nova etapa.

4. Faça um novo networking

Ao começar uma nova carreira você precisará de um novo networking na área que escolheu. Para isso, construa uma nova rede de contatos, faça cursos, participe de treinamentos, workshops etc, todos relacionados ao novo âmbito que você escolheu. Nestes espaços você conhecerá muitos profissionais que poderão te abrir portas futuramente. Então aproveite estas oportunidades.

5. Aprimore seus conhecimentos

Outra dica importante é investir em qualificação profissional. Se o seu desejo é mudar de carreira em 2015, procure aprimorar seus conhecimentos na área escolhida. Para isso, faça novos cursos relacionados, pós-graduação ou um MBA, por exemplo.
 

Essas dicas foram publicadas no site do IBC Coaching

Comentários