Empresas apostam em clima agradável para reter talentos

Data 11/11/2013

Uma pesquisa feita com 230 empresas brasileiras pela Curriculum, que atuam em recrutamento e seleção, mostra o que elas têm feito para reter seus talentos. Os resultados mostraram que a maior preocupação tem sido oferecer um clima agradável no ambiente de trabalho, segundo a resposta de 42% das empresas entrevistadas.

Participação nos lucros (29%), benefícios especiais (28%) – aqui entram academia, berçário/creche, curso de idiomas, restaurante na empresa etc. – possibilidade de desenvolvimento constante (26%), flexibilidade no horário de trabalho (25%) e bônus (24%) são outros fatores que elas acreditam que fazem a diferença para um colaborador decidir continuar a carreira onde está.

Do outro lado, possibilidade de transferência para outro país (2%), viagens internacionais (2,5%), 14º salário (4,5%) e carro (6%) foram as opções menos votadas e, consequentemente, as menos praticadas pelas empresas.

Quando questionadas sobre quais medidas são mais efetivas, independentemente de estarem adotando ou não, 69% (a maioria) também responderam o clima agradável no ambiente corporativo.

A opção é seguida pela possibilidade de desenvolvimento constante e plano de carreira estruturado, que empataram em 62%, remuneração acima da média do mercado (60%), participação nos lucros (56%), benefícios especiais (48%), flexibilidade no horário de trabalho (43,5%) e oportunidade de oferecer pós-graduação ou outros cursos de especialização (39%).

Já a possibilidade de transferência para outro país, junto com carro cedido pela empresa (5,7% ambos) e viagens internacionais (10%) foram as alternativas menos votadas.

Mas as atitudes tomadas têm dado certo nos escritórios brasileiros? Segundo 51% dos entrevistados, os benefícios oferecidos pelas organizações não têm realmente retido os talentos. Mas o número expressivo de 49% acredita que sim.

“Percebe-se que há ainda certa distância entre compreender o que os funcionários desejam e o que as empresas estão oferecendo. Observar isso e entender as reais necessidades do profissional evita prejuízos no futuro”, analisa Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

O executivo salienta também que, em muitos casos, a empresa até sabe o que motiva os colaboradores, mas não pode atendê-los na plenitude.

Dentre as empresas que oferecem tais benefícios e investem neles, a pesquisa quis saber quais são eles. Restaurante na empresa e plano de saúde avançado lideram juntos com 51%, estacionamento (44%) e auxílio no pagamento de pós-graduação, MBA, cursos de especialização (38%) são as outras opções escolhidas pelos respondentes.

Segundo Abrileri, a pesquisa resume bem o cenário do mercado de trabalho brasileiro. “Muitas pessoas ainda valorizam um bom salário, mas percebemos que cada vez mais também desejam trabalhar onde se sentem bem e com a garantia da estabilidade”, conclui.

 


*Essa notícia foi publicada no site Canal Executivo, em 07/11/2013

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