Empresas oferecem regalias para atrair profissional até outra cidade

Data 10/11/2010

 

Benefícios podem ir desde aluguel totalmente pago pelo contratante até títulos em um clube para o lazer.

As empresas estão se munindo cada vez mais para acabar com a falta de profissionais qualificados para vagas específicas. Nesta busca por talentos, elas procuram colaboradores em outras cidades, estados ou até países.

Para a headhunter Ariadne Tomczak, da De Bernt Entschev Human Capital, consultoria especializada em contratação de cargos de alto nível, a negociação para troca de local vai muito além do salário e dos benefícios. “As empresas tiram o profissional de sua zona de conforto, por isso há uma necessidade em oferecer certas regalias”, avalia.

Opções

O profissional que muda de endereço para se adaptar ao emprego passa geralmente por duas situações: transferência de unidade por ordens da empresa em que trabalha ou contratação para uma nova empresa.

No primeiro caso, tornou-se comum as empresas se responsabilizarem pelo aluguel de uma residência nova ou a estadia em um hotel enquanto o profissional estiver no novo local.

Novos ares

O caso de conquistar um novo emprego, porém em outra localidade, na avaliação de Ariadne, é o que oferece maior diversidade de recursos oferecidos pelo contratante. Enquanto o profissional procura uma nova casa, por exemplo, ele ficará acomodado por aproximadamente 90 dias em um hotel.

Quando já estiver em residência fixa, a empresa pagará o frete para a mudança completa, o aluguel, além de lavanderia, carro da empresa e as despesas corriqueiras para a viagem e documentação.

As vantagens não acabam por aí. Algumas empresas também oferecem diferenciais como passagens de avião mensais para que o profissional possa visitar a família, e até outplacement para ajudar na recolocação do cônjuge.

Para passar o tempo na nova cidade, o profissional poderá ganhar também títulos em um clube para o lazer.

Destino

Fator preponderante na escolha, a cidade de destino é assunto de profunda negociação entre empresa e candidato. Informações como trânsito, saúde, segurança, lazer e custo de vida são abordadas em uma reunião prévia.

Segundo Ariadne, oportunidades em outras cidades começam a aparecer no nível de coordenação, o que aumenta a importância estratégica do profissional à empresa.

Além disso, ela explica que as empresas que oferecem esses auxílios têm muito mais chances de conseguir contratar o profissional.

“Essas ajudas vêm como uma forma de tornar o emprego mais atraente à pessoa, que precisa de uma garantia de subsistência no novo local de moradia. Se isso for facilitado pela empresa, com certeza ela pensará duas vezes e dificilmente recusará a oferta”, completa Ariadne.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 09/11/10.