Empresas terão de implantar conceitos de cidadania

Data 02/12/2009

 

Programa do evento ONG Brasil garante conhecimento e possibilidade de networking para empresas iniciantes ou veteranas em responsabilidade social.

Idealizada e realizada pela UBM Brazil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e UBM, a ONG Brasil reunirá durante três dias no Expo Center Norte, em São Paulo, todas as oportunidades para que empresários implantem conceitos de cidadania em suas corporações.

Prevista para o segundo semestre de 2010, a publicação da ISO 26000 (norma que orientará empresas de todo o mundo por meio de diretrizes sobre Responsabilidade Social) já está na pauta do planejamento estratégico de corporações nacionais e internacionais. Alguns aspectos tais como o reconhecimento por parte da comunidade em que está inserida, o envolvimento e comprometimento dos colaboradores e a vinculação da imagem a um evento ou produto socialmente responsável passam a ser de suma importância para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. 

Para facilitar o acesso do empresariado nacional a esse dinâmico mundo do terceiro setor, o evento ONG Brasil vai oferecer, em parceria com a Revista Filantropia, uma série de palestras gratuitas que serão ministradas no Seminário de Gestão Socialmente Responsável. 

“A futura norma deverá ser aplicável a organizações de todos os tipos e tamanhos, tanto do setor público, quanto do privado, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento”, explica Eduardo São Thiago, co-secretário do Grupo de Trabalho da ISO de Responsabilidade Social e gerente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sendo assim, as empresas que atenderem os itens da norma terão um diferencial de mercado pelas ações de responsabilidade social. 

E não importa qual a área de atuação eleita pela empresa para começar ou ampliar um projeto social, o evento ONG Brasil vai oferecer às empresas um grande leque de mais 500 opções entre projetos e ONGs expositoras atuantes nas mais diversas áreas como Meio Ambiente, Proteção à Criança e ao Adolescente, Igualdade Racial e de Gêneros, Saúde, Cultura, Educação e Esporte.

No dia 03 de dezembro, especialistas da área vão abordar os temas: “Implementação de um projeto de Responsabilidade Social”, “Marketing Relacionado a Causas”, “Como implantar um programa de voluntariado empresarial”, além de “Incentivos fiscais (como doar)”. Já no dia 04 de dezembro, os temas abordados serão “Patrocínios, doações e o papel das empresas”, “Sustentabilidade Empresarial”, “ISO e Normatizações” e “Monitoramento de Indicadores e Avaliação do Impacto de projetos sociais”. 

O evento vem chamando a atenção de grandes empresas interessadas no assunto. "Vimos neste evento uma oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho realizado pelas instituições do Terceiro Setor e o que pensam a respeito dos diversos assuntos em questão como lei de incentivos, educação, meio ambiente etc. A IBM realiza parcerias com diversas instituições do terceiro setor em projetos que englobam educação, saúde, meio ambiente, entre outros", disse Ana Claúdia Frutuoso de Figueiredo, gerente de Projetos do Departamento de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

As entidades também estão na expectativa pelos resultados positivos da feira. “Não é fácil manter uma ONG. O serviço é profissionalizado, portanto, mais caro. Abrigo, antes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), tinha um custo baixo porque era basicamente casa e comida. Hoje em dia tem que oferecer psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, dentista e atendimento a família por exemplo. Vem daí a importância da parceria com o setor privado para manter os serviços funcionando constantemente com qualidade”. A afirmação é de Cleide Robertson Paiva, superintendente do Lar Sírio Pró-Infância, uma organização não governamental que há 85 anos promove a assistência para crianças e adolescentes em risco social na cidade de São Paulo. A programação completa e em detalhes pode ser acessada em www.ongbrasil.com.br.

Serviço

ONG Brasil – Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras

Quando: 03 a 05 de Dezembro de 2009 

Horário: 5ª e 6ª, das 9h às 20h e Sábado, das 10h às 20 horas

Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme/SP

Informações: ongbrasil@ubmbrazil.com.br ou (11) 4689-1935.

Site: www.ongbrasil.com.br

Essa notícia foi publicada na RH Central, em 02/12/09.