Engajamento das pessoas em tempos de crise e eSocial são desafios para o RH

Data 28/03/2017

O RH é um dos primeiros departamentos a ser afetado com o cenário mais retraído da economia. Além do corte de pessoas, o setor precisa lidar com as reações dos funcionários que costumam ficar mais tensos, apreensivos e desmotivados. De acordo com a pesquisa “Tendências Globais de Engajamento de Funcionários” realizada pela consultoria de recursos humanos Aon, em 2016, o índice “profissionais engajados com seu trabalho” é de 65%. Um número baixo quando se pensa na importância da produtividade de cada um para os resultados do negócio.

Para falar sobre o assunto, Daniela Mendonça, Presidente da LG lugar de gente, foi convidada para participar do Painel “CEOs e seus cases de sucesso: eu superei a crise com minha equipe engajada” na 16ª edição do Congresso Goiano de Recursos Humanos (XVI GoianaRH), realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Goiás (ABRH-GO) e patrocinado pela LG lugar de gente, nos dias 17 e 18 de março. Estiveram presentes no evento cerca de 400 profissionais de RH entre diretores, gerentes e empresários de empresas públicas e privadas. O evento contou com palestras, debates, exposição de painéis e lounges de relacionamento e negócios.

No painel, Daniela Mendonça falou sobre as estratégias utilizadas pela LG lugar de gente para superar a crise. Um dos pontos abordados por ela foi o investimento no alinhamento de valores dos colaboradores com os da empresa desde o processo de recrutamento e seleção. Segundo Daniela, “Foi bom poder compartilhar nossa experiência e também ouvir como as companhias têm desenvolvido ações para enfrentar a crise. Neste sentido, podemos dizer que estamos alinhados com o que tem sido praticado no mercado”.

A LG lugar de gente também contou com um lounge no evento e se colocou à disposição para troca de ideias com os profissionais da área de gestão de pessoas. Para a Presidente da empresa, “Participar desse evento é de suma importância, pois coloca em pauta assuntos de relevância para a área de RH. É um momento de reflexão, atualização e discussões”.

eSocial em pauta

Previsto para entrar em teste em julho desse ano, o eSocial, que irá unificar em meio digital as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a empregados, empregadores, contribuintes individuais e contratações de serviços no Brasil, também foi discutido no evento. Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente, conduziu a palestra “eSocial – mudança de cultura das empresas”. Segundo ela, trazer esse tema para o GoianaRH “É uma oportunidade para troca de experiência, não apenas através das palestras, mas também pela possibilidade de contato com outros profissionais da área que representam as principais instituições empregadoras de Goiás”.

De acordo com Sáttila Silva, o principal desafio para a implantação do eSocial nas empresas é o prazo. “Estamos há pouco mais de 3 meses do início do período de homologação. As companhias que ainda não se mobilizaram em prol do projeto têm pouco tempo para ajustar seus processos e seus sistemas durante essa fase e assim garantir uma entrada em produção mais tranquila e reduzir o risco de autuações fiscais”, afirma a gerente. 

Participe do webinar gratuito: “eSocial em produção: repercussão perspectivas” com Sáttila Silva, Gerente de Planejamento da LG lugar de gente! Clique aqui e faça sua inscrição.

Comentários