
LG Sistemas: A Claro é uma das organizações que fazem parte do grupo de empresas piloto do SPED. O que levou a empresa a se engajar no projeto?
Leandro Saldanha: A Claro participa do Projeto SPED como empresa piloto desde 2009 e esta iniciativa nos possibilita estar sempre à frente das discussões, inclusive participando das definições do layout e nos permitindo, assim, um alinhamento dos processos de forma antecipada. Outro fator importante é contribuir com os órgãos governamentais envolvidos no preparo da especificação da obrigação, de forma a estreitar a relação com o governo.
LG Sistemas: Em sua opinião, quais são as principais dificuldades que as empresas estão enfrentando para se adequarem ao eSocial?
Leandro Saldanha: Considerando que o Projeto eSocial envolve diversas áreas de uma empresa, acredito que a maior dificuldade será atingir uma adequada integração entre essas áreas e, assim, qualificar a informação antes de enviá-la ao governo. Outra dificuldade que podemos citar é a necessidade de revisão de alguns processos internos que atualmente não são controlados em sistemas.
LG Sistemas: Você acredita que o eSocial irá melhorar os processos de Departamento Pessoal das empresas?
Leandro Saldanha: Tenho certeza disso, visto que será necessária a revisão dos processos internos citado na resposta anterior, objetivando estar em conformidade com a nova obrigação. Além disso, a tendência e expectativa é eliminar muitas obrigações com a implantação do eSocial.
LG Sistemas: Como a Claro está se preparando para o eSocial?
Leandro Saldanha: A primeira etapa foi uma conscientização da alta administração da envergadura do projeto, bem como um alinhamento com as diretorias envolvidas e no papel de cada uma delas. Posteriormente, foi realizado o mapeamento de aderência das informações com o layout disponibilizado pela Receita Federal. Com os “gaps” identificados foram demandadas as necessidades para o atendimento da área de tecnologia. Outra etapa de nosso preparo, que está ocorrendo atualmente, é a participação como empresa piloto no desenvolvimento de um aplicativo específico para o eSocial, com o objetivo de reunir e validar previamente o envio ao Fisco das informações de várias áreas e processos, tais como RH, Retenções de Terceiros, Obras Civis, Patrocínios a Clubes de Futebol, sendo este aplicativo o único relacionamento do e-Social com o Governo.
LG Sistemas: Como você vê a aceitação do eSocial por parte das empresas, de forma geral?
Leandro Saldanha: Quando começamos a discutir o Projeto e-Social, anteriormente denominado de EFOPAG, no início de 2010, as empresas achavam impossível o atendimento devido a diversas inconsistências nas primeiras versões de layout e prazos curtos para a implantação. Porém, após as conversas e reuniões com o governo, que vem se sensibilizando e flexibilizando a obrigação, percebo que as empresas de um modo geral estão mudando sua percepção do atual eSocial. Atualmente acredito que o eSocial é visto pelas empresas como um grande aliado na revisão de processos, simplificação das obrigações e nos trabalhos internos.
LG Sistemas: Em sua opinião, o projeto atende aos anseios das empresas? Ou ainda há pontos a serem mais bem trabalhados?
Leandro Saldanha: Com a implantação do eSocial, o projeto vai atender aos anseios das empresas quando o governo realmente atender o que vem sinalizando, que é desobrigar todas as obrigações relacionadas. Do contrário, teremos obrigações em duplicidades e retrabalhos para empresas. Ainda temos alguns pontos a serem melhorados, mas acredito que são pequenos ajustes no layout e melhorais na orientação da forma de preenchimento de alguns arquivos/campos. Acredito que o Manual de Orientação que o governo está sinalizando para preparar e enviar tais informações vai trazer estes pontos melhorados.
LG Sistemas: O que você falaria para os profissionais de RH, em geral, que ainda estão um pouco confusos em relação ao eSocial? Por onde esses profissionais devem começar a se informar e a trabalhar?
Leandro Saldanha: Diria que a conscientização da alta administração é de vital importância no sucesso do eSocial e que já comecem por estudar o layout atual, onde identificarão que a maior parte das informações são de origem do RH, porém, é importante salientar que precisam gerenciar demais informações, aquelas oriundas de outras áreas. A partir disso, uma segunda etapa seria o preparo de uma matriz de responsabilidades e um completo do mapeamento do layout, evidenciando aderências e GAP’s, para posterior preparo de soluções internas que vão adequar o que não está aderente.
Temos que enxergar o eSocial como uma ferramenta importantíssima para o governo em redução de custos, acabar com a informalidade de empregos e fraudes no Brasil. Mas, não podemos esquecer de salientar a todos, que o eSocial é uma grande conquista para nós trabalhadores, pois irá agilizar a obtenção de benefícios, tais como aposentadorias, auxílio por afastamentos, entre outros. Visto assim dentro de nossas empresas, creio que irá facilitar muito na árdua tarefa de implantação do Projeto.
Leandro de Lima Saldanha é Especialista em Projetos Legais e, atualmente, trabalha na área de Projetos SPED e coordenando a implementação do eSocial na Claro. Possui formação em Ciências Contábeis e experiência nas áreas de Contabilidade, Planejamento Financeiro, Interconexão, Auditoria e Controles Internos.
A LG Sistemas preparou um canal com diversas informações sobre o eSocial. Dúvidas frequentes, espaço para debate, detalhes da adequação dos produtos pela LG e muito mais você encontra em www.lg.com.br/esocial. |