fbpx

eSocial vai exigir auditoria na rotina do RH

Data 18/07/2016

O eSocial ainda não sofreu prorrogação oficial por parte do governo. A expectativa é que o cronograma seja postergado, já que o ambiente de testes ainda não foi liberado para que as empresas comecem a enviar suas informações. Mas, mesmo que haja a publicação de um novo cronograma, vale destacar que existem atividades que independem das ações do governo federal. É o caso dos investimentos em governança corporativa e das auditorias da rotina do RH e demais áreas impactadas pelo eSocial.

Sua empresa sabe, por exemplo: “Como identificar o comportamento fraudulento?”, “Quais são as principais áreas dentro do RH sujeitas à fraude?”, “Quais testes podem ser realizados no intuito de minimizar a ocorrência das fraudes?”, “Qual a relevância da auditoria trabalhista, dos controles internos e da governança corporativa?”, “Qual o papel da TI no processo de identificação da fraude?”. Essas foram algumas questões respondidas em debate promovido pela Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas (AAPSA) em parceria com a LG lugar de gente no dia 12 de julho, em São Paulo (SP).

O evento reuniu cerca de 40 pessoas e contou com a participação das empresas PricewaterhouseCoopers (PwC) e Leão Alimentos, ambas clientes da LG lugar de gente, que falaram um pouco da experiência com a governança corporativa no projeto eSocial. Além dos cases, a programação contou com a palestra “eSocial: última chamada”, ministrada pela Gerente de Planejamento da LG, Sáttila Silva.

Governança eSocial

Segundo Sáttila Silva, a comunicação com os entes do governo será realizada de forma rápida e on-line, portanto, ainda mais passível de fiscalização. Para ela, é essencial a aproximação das áreas impactadas. “Para que exista governança no projeto eSocial, as organizações precisam criar ações de prevenção. Minha sugestão é que elas iniciem a avaliação das inconsistências do banco de dados, chequem se as informações prestadas atualmente já estão dentro do que foi exigido pelo último Manual de Orientação do eSocial e crie acordos de nível operacional entre os departamentos envolvidos”, pontua a gerente.

Sua empresa já está preparada para o eSocial? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e veja como a LG lugar de gente pode ajudar sua companhia a superar os desafios do projeto.

Notícias relacionadas:

O impacto do eSocial nos planos de cargos e salários

Governo libera Qualificação Cadastral em lote do eSocial

5 artigos para quem quer entender o eSocial

Compartilhe:
Comentários