Europeus buscam trabalho no Brasil

Data 15/01/2013

A demanda por profissionais em áreas estratégicas e a crise na União Europeia têm aumentado o interesse de cidadãos da Zona do Euro em atuar no Brasil. É o que mostra o primeiro balanço do site Work In Brazil, criado pela Brasil Investimentos & Negócios (BRAiN) para receber currículos de estrangeiros interessados em trabalhar por aqui.

Lançado em outubro de 2012, a plataforma já recebeu mais de 500 perfis – a maioria de portugueses, espanhóis e gregos. Em geral, os candidatos possuem formação superior e interesse em atuar, sobretudo, no mercado financeiro e nas áreas de direito, marketing e comunicação.

André Sacconato, diretor de pesquisa da BRAiN, comenta que nos países citados há uma percepção generalizada de que existe um risco de os trabalhadores – principalmente os mais jovens – perderem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho nas áreas em que se formaram e, depois disso, jamais conseguirem voltar para esses segmentos, o que configuraria uma geração perdida. “Por isso, países como a Espanha vêm, deliberadamente, estimulando a saída desses trabalhadores neste período de crise para que, depois, quando houver uma recuperação, retornem”, explica Sacconato.

O diretor acrescenta que, para o Brasil, a vinda de profissionais qualificados é bastante positiva em áreas como as ligadas à infraestrutura, que precisarão de mão de obra qualificada nos próximos anos.

Sobre o site

O Work In Brazil apresenta tópicos como as vantagens competitivas, dados sobre o crescimento e os atrativos do país, bem como orientações para obtenção de vistos e formulário para envio de currículo. As informações são repassadas para bancos associados à BRAiN e às empresas de headhunting.

 

*Essa notícia foi publicada no site Você RH, em 14/1/2013