Expansão de empresas amplia número de vagas de emprego no começo do ano

Data 09/02/2010

 

Em janeiro deste ano, foi registrado um aumento de 25,1% nas vagas de emprego, na comparação com dezembro do ano passado. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos. No mês passado, foram abertas 1.772 novas vagas, enquanto, no mês anterior, 1.327 postos de trabalho foram criados.

Esse resultado se deve à expansão do quadro de funcionários nas empresas, que estão em busca de investimento em diversas áreas e classes. "O plano das empresas é aproveitar o reaquecimento da economia e diversificar seus produtos, atribuindo novas áreas para crescimento", afirmou o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.

As regiões Nordeste e Sul do Brasil se destacaram em relação ao aumento do número de postos de trabalho. No estado da Bahia, o crescimento foi de 4% e, no Rio Grande do Sul, de 7%, na comparação entre janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado.

Mercado

Os engenheiros são os profissionais mais exigidos pelo mercado do trabalho e representaram 23,43% das vagas disponibilizadas em janeiro. Profissionais formados em Administração (15,33%), Ciência Contábeis (7,52%), Economia (3,83%), Propaganda/Publicidade e Marketing (3,55%) e Direito (2,56%) também foram os mais demandados.

As empresas multinacionais enxergam o Brasil como alvo de investimentos, porém elas ofereceram apenas 18,17% das vagas em janeiro deste ano, enquanto as companhias nacionais foram responsáveis por 81,8% dos novos postos de trabalho.

Essa notícia foi publicada na Info Money, em 08/02/10