3 insights para explorar todo o potencial da tecnologia

Data 29/10/2019
Explorar o potencial da tecnologia

Lidar com os avanços exponenciais trazidos pela transformação digital é um grande desafio para muitas empresas. Saber em quais tecnologias investir e como elas podem ajudar de fato no engajamento dos colaboradores e na agilidade do negócio são dúvidas recorrentes. Nesse cenário, a atuação do profissional de TI é essencial para auxiliar as companhias a explorar todo o potencial da tecnologia em busca de melhores resultados.

Explorar o potencial da tecnologia

Com o objetivo de debater sobre os principais desafios para garantir que as novas ferramentas de tecnologia sejam utilizadas com assertividade no contexto de transformação digital, a LG lugar de gente conversou com especialistas da área e preparou uma trilha de conteúdos gratuitos acerca do tema.

Confira abaixo três insights do Vice-Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo:

1 – Reveja o papel do profissional de TI

O impacto dos avanços tecnológicos sobre a produtividade das empresas é realmente grande. Como explica Felipe, ter acesso a ferramentas como People Analytics tem permitido aos líderes uma gestão mais eficiente de seus times, com decisões embasadas em dados, aumentando a assertividade. 

Felipe afirma que o mundo está passando por transformações cada vez mais rápidas e as empresas estão buscando o suporte da tecnologia para uma gestão de pessoas otimizada. Diante disso, ele vê a atuação do profissional de TI como imprescindível para trazer ao ambiente corporativo uma experiência que reflita o dia a dia dos colaboradores fora do trabalho.

Para isso, segundo ele, o ponto de partida é traduzir como as soluções disponíveis se adequam à realidade da companhia. “Os profissionais de tecnologia têm a missão de entender o que o mercado está falando, suas inovações, e trazer isso para ser aplicado dentro da sua empresa”, esclarece.

Felipe argumenta que é importante acompanhar os avanços. “O profissional de TI tem que estar antenado às tendências e, acima de tudo, entender para que ele está aplicando a tecnologia, ou seja, qual dor quer resolver. Muitas vezes, olhamos as tendências, mas não aplicamos ou a vemos muito distante da realidade. Então, diria que o desafio é entender muito bem que problema do negócio se quer resolver e estar alinhado com todas essas novas tecnologias para ter aplicação rápida e ganho de produtividade mensurável”, pontua.

2 – Promova o engajamento

O Vice-Presidente da LG lugar de gente ressalta que a tecnologia vem se integrando as demais áreas das companhias. Para ele, isso traz alguns desafios para o setor, dentre eles, Felipe destaca o engajamento. “Os profissionais estão cada vez mais dinâmicos, têm muitas oportunidades no mercado de tecnologia, inclusive com novos modelos de trabalho, como o home office. Nas empresas, é necessário saber como manter os seus profissionais comprometidos e vinculados aos desafios do negócio”, afirma.

Para ele, a melhor forma de fazer isso é instigando o trabalhador. “O desafio é justamente gerar desafios constantes. Eles têm que enxergar qual é a contribuição deles para aquele determinado projeto, para a empresa ou para a solução que vai para o mercado para poderem se comprometer com aquilo e dar o seu melhor”, aconselha.

3 – Se coloque no lugar do cliente

De acordo com Felipe, a integração do profissional de TI pode ser crucial para fazer com que a empresa explore todo o potencial da tecnologia. “Há um desafio adicional que é garantir que a tecnologia realmente seja aplicada para resolver problemas reais das empresas. Para que isso aconteça, nada melhor do que se colocar no papel do cliente, sentar na cadeira dele e entender de fato qual é a sua realidade e como usar a tecnologia para melhorar a vida desse profissional”, avalia.

Segundo ele, é esse trabalho que vai permitir que a presença de novas ferramentas seja vista no local de trabalho como um reflexo da rotina pessoal já cercada de tecnologia. “Estamos muito acostumados a diversos aplicativos com altas habilidades e no ambiente corporativo precisamos saber como entregar esse tipo de serviço fazendo com que não haja ruptura”, esclarece.

Felipe finaliza refletindo sobre a utilização das novas soluções nas empresas. “Ninguém adota a tecnologia porque é moda, ou não deveria adotar. É preciso adotar porque de fato faz sentido e resolve algum tipo de problema”.

Gostou dos insights? Quer saber mais sobre o tema? Então, acesse a trilha de conhecimento “Explorando o potencial da tecnologia: como garantir resultados e agregar valor ao negócio” e confira diversas lições de quem venceu os desafios da área de TI na prática. Clique aqui para conferir os conteúdos.