3 insights para explorar todo o potencial da tecnologia

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, explica como a integração da área de TI aos demais departamentos é essencial para escolher as soluções adequadas ao negócio

Lidar com os avanços exponenciais trazidos pela transformação digital é um grande desafio para muitas empresas. Saber em quais tecnologias investir e como elas podem ajudar de fato no engajamento dos colaboradores e na agilidade do negócio são dúvidas recorrentes.

Nesse cenário, a atuação do profissional de TI é essencial para auxiliar as companhias a explorar todo o potencial da tecnologia em busca de melhores resultados.

Confira três insights do Presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo sobre os principais desafios para garantir que as novas ferramentas de tecnologia sejam utilizadas com assertividade no contexto de transformação digital.

1 – Reveja o papel do profissional de TI

O impacto dos avanços tecnológicos sobre a produtividade das empresas é realmente grande. Como explica Felipe, ter acesso a ferramentas como People Analytics tem permitido aos líderes uma gestão mais eficiente de seus times, com decisões embasadas em dados, aumentando a assertividade. 

Felipe afirma que o mundo está passando por transformações cada vez mais rápidas e as empresas estão buscando o suporte da tecnologia para uma gestão de pessoas otimizada. Diante disso, ele vê a atuação do profissional de TI como imprescindível para trazer ao ambiente corporativo uma experiência que reflita o dia a dia dos colaboradores fora do trabalho.

Para isso, segundo ele, o ponto de partida é traduzir como as soluções disponíveis se adequam à realidade da companhia. “Os profissionais de tecnologia têm a missão de entender o que o mercado está falando, suas inovações, e trazer isso para ser aplicado dentro da sua empresa”, esclarece.

Felipe argumenta que é importante acompanhar os avanços. “O profissional de TI tem que estar antenado às tendências e, acima de tudo, entender para que ele está aplicando a tecnologia, ou seja, qual dor quer resolver. Muitas vezes, olhamos as tendências, mas não aplicamos ou a vemos muito distante da realidade. Então, diria que o desafio é entender muito bem que problema do negócio se quer resolver e estar alinhado com todas essas novas tecnologias para ter aplicação rápida e ganho de produtividade mensurável”, pontua.

2 – Promova o engajamento

O Presidente da LG lugar de gente ressalta que a tecnologia vem se integrando as demais áreas das companhias. Para ele, isso traz alguns desafios para o setor, dentre eles, Felipe destaca o engajamento.

“Os profissionais estão cada vez mais dinâmicos, têm muitas oportunidades no mercado de tecnologia, inclusive com novos modelos de trabalho, como o home office. Nas empresas, é necessário saber como manter os seus profissionais comprometidos e vinculados aos desafios do negócio”, afirma.

Para ele, a melhor forma de fazer isso é instigando o trabalhador. “O desafio é justamente gerar desafios constantes. Eles têm que enxergar qual é a contribuição deles para aquele determinado projeto, para a empresa ou para a solução que vai para o mercado para poderem se comprometer com aquilo e dar o seu melhor”, aconselha.

3 – Se coloque no lugar do cliente

De acordo com Felipe, a integração do profissional de TI pode ser crucial para fazer com que a empresa explore todo o potencial da tecnologia. “Há um desafio adicional que é garantir que a tecnologia realmente seja aplicada para resolver problemas reais das empresas. Para que isso aconteça, nada melhor do que se colocar no papel do cliente, sentar na cadeira dele e entender de fato qual é a sua realidade e como usar a tecnologia para melhorar a vida desse profissional”, avalia.

Segundo ele, é esse trabalho que vai permitir que a presença de novas ferramentas seja vista no local de trabalho como um reflexo da rotina pessoal já cercada de tecnologia. “Estamos muito acostumados a diversos aplicativos com altas habilidades e no ambiente corporativo precisamos saber como entregar esse tipo de serviço fazendo com que não haja ruptura”, esclarece.

Felipe finaliza refletindo sobre a utilização das novas soluções nas empresas. “Ninguém adota a tecnologia porque é moda, ou não deveria adotar. É preciso adotar porque de fato faz sentido e resolve algum tipo de problema”.

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Pauta publicada em 29 de outubro de 2019 e atualizada em 19 de outubro de 2021.

leticia.almeida

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