Gerenciamento de projetos em pauta

Data 26/05/2010

Colaborar com o conhecimento de profissionais de diversas áreas, apoiando a realização de um evento e compartilhando suas experiências: esse foi o papel da LG Sistemas no VI Seminário em Gerenciamento de Projetos de Goiás. Promovido pelo Project Management Institute (PMI) de Goiás, o evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio e foi o maior sobre Gerenciamento de Projetos já realizado no estado, de acordo com os organizadores.

Cerca de 300 profissionais da área se reuniram no auditório da Celg, em Goiânia, para discutir tendências e desafios do gerenciamento de projetos. Na programação do evento, um dia de palestras e outro de mini-cursos, nas áreas de portfólio e programas, PMO (Project Management Office) e gerenciamento de projetos.

Márcio Dias, coordenador do Escritório de Projetos da LG Sistemas, foi um dos palestrantes. Ele apresentou as práticas que garantiram a evolução do gerenciamento de projetos dentro da LG, desde a implementação do Escritório de Projetos. Para Márcio Dias, representar a empresa em eventos é sempre uma honra, mas, de acordo com ele, esse foi especial. “Desde que comecei a estudar gerenciamento de projetos, ainda como aluno da UFG, tenho o Seminário do PMI – GO como uma referência para buscar conhecimentos sobre boas práticas e novidades metodológicas neste assunto”, revelou Márcio.

Importância do case

O mesmo estudo de caso apresentado por Márcio em Goiânia foi ministrado no final do ano passado, no Rio de Janeiro, a convite do PMI – RJ, depois de ter sido aplicado um benchmarking nacional, que classificou a gestão de projetos na LG Sistemas como uma gestão acima da média em comparação com o cenário brasileiro.

De acordo com Márcio Dias, eventos como esses são importantes para esclarecer conceitos da área. Segundo ele, ainda há muita confusão e distorção sobre conceitos de métodos adaptativos (como o Scrum) e de métodos prescritivos (PMBoK, PRINCE etc.).

Diante disso, “quanto mais informação melhor, visto que este cenário de aparente concorrência tem gerado algum oportunismo de consultores. Esses se beneficiam de interpretações equivocadas sobre como aplicar ambos os métodos, e até vendem a ideia de que um método pode substituir o outro em qualquer cenário, quando, na verdade, são métodos complementares para a capacitação de gerentes de projeto, cada qual com seus cenários de aplicabilidade indicada”, explica Márcio.

Project Management Institute

O PMI é a maior entidade mundial voltada a desenvolver as melhores práticas de Gerenciamento de Projetos, possuindo mais de 500.000, envolvidos em 185 países. Foi criado por 5 voluntários em 1969, no Estado da Pensilvânia (EUA) e seu principal foco tem sido a definição e divulgação das melhores práticas em gerenciamento de projetos, assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área.

Gerenciamento de projetos em pauta

Cerca de 300 pessoas participaram do VI Seminário em Gerenciamento de Projetos de Goiás.

Gerenciamento de projetos em pauta

Márcio Dias ministrando palestra sobre a prática em gerenciamento de projetos da LG.