fbpx

Gestão de gente: agir com respeito e transparência

Data 20/06/2017

Dando continuidade às publicações do mês do RH, para comemorar o dia do profissional dessa área (3 de junho), a LG lugar de gente convidou personalidades influentes do mercado de gestão de pessoas para contar suas histórias e compartilhar lições de liderança. Confira a história inspiradora de Andrei Passig, Diretor de RH da Contax, uma das inspirações disponíveis em nosso ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil”.

Dia do RH Andrei Passig

Há cerca de 20 anos, Andrei Passig começava a trilhar sua carreira com gestão de pessoas. Hoje, como Diretor de RH da Contax desde 2011, ele conta que sua decisão de trabalhar na companhia foi motivada pelo fato de a empresa ser referência no mercado de contact center: “Naquela época, avaliei a proposta como um desafio e, principalmente, como uma oportunidade de aprender e aplicar todos os processos de RH.  Depois de muito aprendizado, pude auxiliar no processo de reestruturação da organização, o que me deixa extremamente orgulhoso”.

Para o diretor de RH, outro motivo de satisfação em trabalhar com gestão de pessoas, “é conseguir enxergar o crescimento de um profissional e verificar que você contribuiu para que isso acontecesse. Perceber o desenvolvimento e o aprendizado de um colaborador é gratificante. Quando há esse reconhecimento é enriquecedor”.

É por isso que Andrei sempre acreditou na importância do RH para o desenvolvimento do negócio de qualquer companhia: “Vejo também como primordial, para ampliação da atuação, que as empresas descubram os talentos que possuem e que identifiquem como eles podem ser aproveitados. Além, é claro, de auxiliarem no desenvolvimento de cada profissional”.

E trabalhar com gestão de pessoas não é nada fácil. Nesse sentido, Andrei Passig comenta que, durante sua trajetória, sempre enxergou como desafio, dentro da área, a motivação do time: “Conseguir elencar uma equipe com a cultura da empresa e que ao mesmo tempo abranja o modelo e filosofia de trabalho é uma tarefa complexa.  A influência da gestão de gente no negócio é marcante, uma vez que ela mobiliza o desenvolvimento tanto da companhia quanto do profissional”.

Além disso, segundo Andrei, o RH precisa se reinventar constantemente para acompanhar as tecnologias e necessidades. “As estratégias de contratação e gestão também precisam ser pensadas com atenção, pois, se mal planejadas, impactam toda a companhia”, comenta o diretor de RH.

Quando se fala em recrutamento e seleção, essa área será uma das mais impactadas nos próximos anos, de acordo com Andrei: “No setor em que atuamos, as atividades devem receber novas tecnologias; com isso, precisaremos de pessoas mais capacitadas, que terão uma formação e perfil diferentes das que temos hoje. O trabalho do RH passará a ser ainda mais estratégico, uma vez que, no momento de recrutamento e seleção, será necessário avaliar a competência para cada vaga. Com o surgimento desse novo perfil, a abordagem para atrair essas pessoas também precisará ser diferenciada.

Além disso, como o profissional terá um conhecimento técnico mais elevado, será necessária a retenção desses talentos. As empresas precisarão então entender como criar um ambiente agradável e que faça o profissional permanecer por mais tempo. Dessa forma, a trilha de carreira deverá ser otimizada e mais adequada. E, por fim, os treinamentos também deverão ser lúdicos e necessitarão da criação de novas metodologias”, acredita ele.

Mesmo com o advento da tecnologia que implicará em uma nova atuação da área de Recursos Humanos, Andrei acredita que o segredo do sucesso continua o mesmo: “agir com respeito e transparência”. Ele acredita que gestores e empresas precisam entender que “pessoas são recursos a serem desenvolvidos e não consumidos. O líder de RH precisa definir uma cultura sólida e compartilhada com o time. Ele deve ouvir e engajar. É importante também que tenha um olhar estratégico para conseguir otimizar o que cada profissional tem de melhor e, assim, conquistar um melhor aproveitamento”, finalizada o Diretor de RH da Contax.

Acesse o ebook “O que pensam os grandes líderes de RH do Brasil” e inspire-se!

Compartilhe:
Comentários