Gestão de Pessoas para alcançar resultados

Data 21/04/2015

Jorge Jubilato tem uma história inspiradora na área de gestão de pessoas. Atua há mais de 18 anos com Recursos Humanos, ocupando função executiva em empresas multinacionais e nacionais, como Grupo Carrefour e Fast Shop.

Atualmente, Jorge Jubilato é Diretor de Recursos Humanos na C&C Casa e Construção. Sua maior missão na empresa foi implementar um novo RH e otimizar os processos, que até então estavam centralizados, com o auxílio de sistemas modernos. Em entrevista à Huma, ele explica os desafios enfrentados na carreira e como a gestão de pessoas ofereceu subsídios para o alcance de resultados no negócio. 

Huma: Quais desafios você já enfrentou durante sua carreira? 

Jorge Jubilato: A unificação de todos os processos da folha de pagamento em uma central de serviços compartilhados foi desafiadora no Carrefour. Lidamos com funcionários, sindicatos e culturas muito diferentes, pois era um projeto nacional. Vale destacar que, com o apoio da LG lugar de gente, conseguimos ser bem-sucedidos nessa época. Na Fast Shop, implementamos um RH “do zero” e conseguimos torná-lo mais estratégico, com atuação no negócio. Na C&C, nosso maior desafio também foi transformar o RH, que na verdade era um departamento de pessoal focado em processos obsoletos, em parceiro do negócio. Assim buscamos trazer para a empresa, as melhores práticas de mercado e o que se tem de mais moderno em gestão de pessoas, contribuindo com resultados e satisfação de nossos colaboradores.

Huma: Qual é o maior prazer em trabalhar com pessoas e na gestão de recursos humanos?

Jorge Jubilato: O RH é o elo entre as necessidades do negócio e das pessoas que entregam a operação. O que mais me motiva é conseguir contribuir para que elas se desenvolvam, alcancem os seus resultados e com isso possam ascender profissionalmente, ao mesmo tempo em que tornamos a organização mais competitiva. Assim, poder entender as demandas e contribuir com as soluções é recompensador. 

Huma: Por que é importante que as empresas invistam em seus líderes?

Jorge Jubilato: Investir na capacitação da liderança significa dar as condições necessárias para que os gestores façam o seu papel na empresa. Além disso, se as pessoas tiverem uma liderança inspiradora, que contribua para o seu pleno desenvolvimento, entregarão melhores resultados e, ao mesmo tempo, construirão um melhor clima organizacional. Para ampliar esse escopo, lançamos recentemente nossa Universidade Corporativa, em parceria com as mais renomadas instituições de ensino do país. Assim, garantimos que 100% dos nossos líderes estão inseridos em programas de desenvolvimento.

Huma: Para você, quais são as tendências em gestão de pessoas para os próximos anos?

Jorge Jubilato: O ano de 2015 e os próximos anos são bastante incertos se formos analisar o cenário político e econômico. Então, nesse período de incertezas, o nosso foco aqui na C&C é olhar para dentro. Ou seja, buscar melhorar processos e, principalmente, focar no desenvolvimento de pessoas e demais ações que gerem ganho de produtividade, além de melhorar continuamente nosso clima organizacional. Para isso, nós precisamos de soluções cada vez mais customizadas de acordo com as necessidades individuais.

Huma: Como a gestão de pessoas pode ajudar de fato que a empresa alcance os resultados e objetivos de negócio?

Jorge Jubilato: É através das pessoas que a organização entrega seus resultados. O líder que consegue gerir bem a sua equipe tem meio caminho andado para que seus colaboradores entreguem suas metas. A gestão de pessoas também impacta positivamente na fidelização dos clientes pelo negócio, já que no varejo o bom atendimento, loja abastecida, organizada, sinalizada, entre outras características, decidem o fator de compra por parte do cliente. O varejo é feito de pessoas e para pessoas, assim aplicar as melhores práticas em gestão de pessoas é fator chave para a organização ser bem sucedida.

Comentários