A empresa de recrutamento de profissionais Robert Half elenca quais os caminhos que os gestores têm de seguir para alcançar o sucesso no atual momento de aceleração dos negócios.
Se o cenário de aquecimento da economia no Brasil aponta para uma série de oportunidades para as empresas instaladas em território nacional, por outro, exige um cuidado redobrado com a gestão de pessoas.
Com o intuito de ajudar os gestores das companhias brasileiras a tomar as medidas certas para gerenciar pessoas, a empresa de recrutamento de profissionais Robert Half elencou os sete passos para aproveitar o aquecimento do mercado, de forma adequada.
- Ajuste o tamanho da equipe – Por conta da recente crise financeira internacional, muitas empresas tiveram de fazer demissões. Assim, o atual momento exige uma análise da real demanda dos departamentos e a alocação do número adequado de pessoas.
- Defina o perfil certo para contratação – A gerente de recrutamento da divisão de marketing e vendas da Robert Half, Adriana Cambiaghi, destaca que antes de iniciar a busca por um profissional, o gestor deve responder às seguintes questões voltadas a mapear o perfil mais adequados da vaga: quais as metas da empresa (em curto, médio e longo prazos) e quantas pessoas serão necessárias para atingi-los? Quais as características técnicas e pessoais necessárias? Quais as principais atividades esperadas do profissional?
- Seja rápido na hora de contratar – De acordo com a consultoria, com o aquecimento da economia é normal perder os melhores candidatos para outras empresas. Por isso, é fundamental não demorar para dar a resposta a um bom profissional na hora do recrutamento.
- Invista na retenção de talentos – O gestor precisa encontrar formas de manter os bons profissionais sempre motivados, para que eles fiquem menos propensos a aceitar outras ofertas de emprego.
- Ofereça uma melhor qualidade de vida – O equilíbrio entre vida profissional e pessoa representa um aspecto essencial para garantir o bom rendimento da equipe.
- Garanta uma boa comunicação – Mantenha um diálogo constante com toda a equipe e deixe as pessoas à vontade para compartilhar problemas e fornecer soluções.
- Mantenha a qualidade – Não deixe que o aquecimento da economia afete a estratégia ou a maneira pela qual a empresa é percebida no mercado. Mantenha ou melhore o padrão de qualidade a que os clientes estão acostumados.
Essa notícia foi publicada na CIO Online, em 10/06/10.
Comentários