Gestão pelo exemplo

Data 29/06/2011

 

* Por Ruy Shiozawa

Creio que até hoje não foi criado um modelo de gestão mais efetivo do que “dar o exemplo”. É uma maneira simples e prática de se mostrar a alguém o que se espera dela, especialmente quando se trata de posturas ou comportamentos. Se queremos ser bem tratados, nada melhor do que tratar bem. Se queremos atenção, o melhor caminho é dar atenção. Parece óbvio, mas este é outro poderoso segredo da gestão: a simplicidade. Ideias simples são compreendidas, transmitidas e implantadas. Complexos raciocínios ou modelos podem ficar pelo caminho, enquanto clientes ou funcionários abandonam, insatisfeitos, a sua organização.

Durante décadas os brasileiros batalharam para que o País ocupasse um lugar de destaque ao sol. Temos, finalmente, a oportunidade de encontrar uma posição de liderança nos cenários econômico e social entre as nações. O caminho ainda é longo, mas agora falamos de chances reais. Oportunidades de negócios surgem a todo o momento e os bons profissionais são disputados pelas empresas.

As empresas que se engajam em esforços prioritários para construir excelentes ambientes de trabalho inteligentemente percebem que apostar nas pessoas traz resultados. Não basta colocar no papel ou na parede slogans destacando que as pessoas são a prioridade número um. As Melhores Empresas para Trabalhar colocam em prática, no dia a dia, ações que geram confiança entre seus colaboradores. Por exemplo, praticar uma comunicação aberta, sincera e transparente faz com que os funcionários acreditem em seus gestores. É fundamental celebrar as boas notícias e também discutir abertamente os problemas da organização.

E qual a melhor forma de desenvolver uma boa equipe? Cada líder precisa dar o exemplo. Reconhecer o bom trabalho executado e o esforço de cada um para atingir suas metas, feedback permanente e não apenas nas famosas sessões anuais de análise de desempenho, estimular a cooperação entre os membros da equipe ao invés de jogar uns contra os outros ou contra o departamento ao lado e valorizar o trabalho de cada um para atingir a missão da empresa são ações que todo líder deve estimular para desenvolver um bom trabalho de equipe.

As empresas observam o comportamento e os bons exemplos de outras organizações para se inspirar nas melhores práticas. Mais uma vez a filosofia de "dar o exemplo". E neste quesito as Melhores Empresas para Trabalhar são o que há de melhor. Transformam todos os dias seus ambientes de trabalho em locais estimulantes e inovadores.

Ruy Shiozawa é CEO do Great Place to Work® no Brasil. Já foi eleito "Executivo de Ti" em 2002 e recebeu seis prêmios nacionais e internacionais. Palestrante em eventos no Brasil, Argentina e Inglaterra. Autor do livro "Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação”.