Habilidade de motivar está ligada à capacidade de conhecer pessoas

Data 25/05/2011

Quando se fala em liderança, a habilidade de motivar é um dos primeiros quesitos que vem à cabeça. Contudo, como desenvolver a característica?

Para o coordenador de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Samuel Artus, desenvolver a habilidade requer conhecimento de si próprio e das pessoas, entendendo que elas são diferentes em seus motivadores essenciais, mesmo que desempenhem o mesmo trabalho.

“Creio que todos possuímos aspectos motivadores, invariavelmente. Contudo, esses motivadores são distintos de uma pessoa para outra. Em uma equipe, o motivador é quem consegue entender qual tarefa/ atividade, função, traz mais satisfação para cada pessoa, convergindo para que os resultados sejam alcançados”, explica.

Só os líderes motivam?

Ainda na avaliação de Artus, apesar de ser fundamental para quem ocupa posição de liderança, a habilidade de motivar não é exclusiva destes profissionais, sendo que, para desenvolvê-la, cursos de autoconhecimento e gestão de pessoas podem ajudar.

Sobre o fato de a habilidade ser investigada em processos seletivos, ele informa que há esta possibilidade, sendo que a avaliação pode ser feita por meio de testes psicológicos, postura verbal e corporal do candidato.

Contudo, ressalta, mais do que a capacidade de motivar os outros, em uma entrevista de emprego é observado se “os motivadores essenciais do profissional serão valorizados no novo desafio profissional”.

Essa notícia foi publicada no Administradores, em 18/05/2011.

Comentários