Homens dizem que são melhores em competências mais valorizadas pelas empresas

Data 02/12/2013

Os homens se veem melhores que as mulheres nos estilos de liderança mais valorizados pelas empresas. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Bain & Company.

O estudo perguntou para 514 homens e mulheres quais são os perfis de liderança mais valorizados pelas companhias no mercado.

De acordo com os entrevistados, os cinco principais são: líderes que solucionam problemas, encorajam trabalho em equipe, influenciam os funcionários, inspiram e delegam.

Dentre os cinco, os homens se consideram piores que as mulheres apenas em encorajar o trabalho em equipe.

Eles também acham que as mulheres são melhores em fazer networking, reconhecer bons trabalhos, e fazer "coaching" (aconselhar funcionários sobre a carreira). No entanto, essas características não estão entre as mais valorizadas pelas empresas.

"Vimos nos resultados da pesquisa que os homens tendem a promover profissionais com perfis parecidos com os deles. Como temos mais homens na liderança de empresas, isso acaba virando um ciclo", afirma Luciana Batista, gerente sênior da consultoria e uma das líderes do estudo.

Segundo ela, esse é um dos motivos para que o estilo de liderança feminino não seja tão valorizado. "Temos poucas mulheres na liderança, então seus perfis acabam sendo subestimados."

Ela explica que o ideal é que as empresas contem com líderes dos dois gêneros. "O homem tem um estilo de conduzir a organização, fazer com que as pessoas o sigam. Já as mulheres têm mais poder de mobilização", explica.

 


*Essa notícia foi publicada no site Folha de São Paulo, em 27/11/2013

Comentários