Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Homologação digital: como a tecnologia pode otimizar o offboarding?

Neste artigo, Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente, apresenta uma nova solução para garantir um desligamento humanizado aos colaboradores. Confira!

Por Felipe Azevedo*

Provavelmente, nos últimos meses, você viu alguma notícia sobre layoff. Isso me fez refletir sobre a experiência das pessoas no momento de um desligamento. De um lado, uma quantidade expressiva de documentos e obrigações para afogar o RH. De outro, colaboradores pegos de surpresa e ainda precisando encarar uma jornada exaustiva de documentos e sindicatos. Para simplificar esse processo e torná-lo menos doloroso, a homologação digital é a solução ideal!

Afinal, ao oferecer uma realidade automatizada, com envio facilitado de documentos, recursos transparentes e ágeis pode ressignificar o desligamento. O fato é que a etapa final do relacionamento entre empregador e colaborador acontece por inúmeros motivos, mas é o preparo da empresa para esse momento que ditará se o processo será ágil e seguro ou nocivo e lento.

Homologação digital: benéfico para ex-colaboradores e empresas

No último ano, falamos muito sobre o investimento em atração e retenção de talentos. A experiência do colaborador ganhou espaço nas discussões e essa preocupação deve permanecer. De acordo com o HR Trend Institute, em 2023, o cuidado com as pessoas e a produtividade serão indicadores importantes para o RH. Trazer essa atenção para o offboarding é ter uma visão abrangente.

Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente
Felipe Azevedo, Presidente da LG lugar de gente

Nesse sentido, o desligamento, seja ele em massa ou não, geralmente é uma medida extrema. Tornar esse momento mais prático para o ex-colaborador e para a própria organização é uma maneira de minimizar transtornos. Investir em processos que evitam retrabalho para profissionais do departamento pessoal, faltas legais e até um eventual prejuízo para a reputação da marca é garantir praticidade.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, apenas em dezembro, 431.011 empregos de carteira assinada foram extintos. Investir em tecnologia torna o encerramento desses processos mais ágil e mais econômico. Afinal, que companhia quer desperdiçar recursos?

Questões legais

Assim como o processo de admissão requer informações e documentos essenciais, o desligamento também depende da atenção por parte do RH e área jurídica. Isso porque, caso prazos e regras trabalhistas não sejam cumpridas, penalizações e multas podem gerar transtornos para a empresa.

Sendo assim, automatizar o processo de homologação garante uma visão completa dos diferentes cenários de rescisão, além de trazer um controle maior sobre pendências e obrigações. Para o ex-funcionário, ter sua carteira de trabalho e auxílios liberados rapidamente pode ajudar nesse momento desafiador.

Ao contrário do que alguns acreditam, o uso da tecnologia, aliado a profissionais capacitados, faz o desligamento ser mais humanizado. Afinal, mesmo após o desligamento, ainda é preciso exigir inúmeras documentações e deslocamento do ex-colaborador, gerando mais um desgaste emocional.

Nesses anos na LG lugar de gente, vejo diariamente que contribuir com a transformação digital do RH é se preocupar com todas as necessidades das pessoas e da área. E isso inclui um offboarding eficiente.

Fica claro, por fim, como a tecnologia possibilita a conclusão de processos em menor tempo e de forma transparente, transformando a experiência, do início ao fim do relacionamento profissional. E ainda otimizando custos e mitigando riscos para empresa!

Quer deixar impacto positivo na vida das pessoas que fazem ou já fizeram parte da sua história? Com o Gen.te Homologa – Offboarding, você automatiza o processo de homologação de maneira prática, 100% digital e humanizada. Clique aqui e saiba mais!

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Professora de Língua Portuguesa por formação, Analista de SEO por paixão. Atualmente, pós-graduada em Marketing e Growth para aprender a aliar criatividade com crescimento estratégico e acelerado. Acredito que a produção de conteúdo pela internet é o caminho para democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, explore comigo as tendências de RH e todo o universo da gestão do capital humano!

Conteúdos relacionados

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.