fbpx

Informação é a chave para o sucesso na carreira em 2015

Data 22/12/2014

*Por Sílvio Celestino

Nunca estamos imunes de tomar decisões impensadas, que afetam negativamente nossa vida no longo prazo e que vamos notar só depois de anos. Para se prevenir disso, seu grande passo, em que você deve investir muito, é prestar atenção ao que acontece nas diferentes áreas da empresa. Gaste um mês se dedicando a prestar atenção em que como os outros ao redor articulam seu pensamento, e suas decisões. Faça isso até que se torne um hábito e você, de forma natural, estará trilhando o caminho para exercer a liderança, porque terá aprendido a ouvir. Você terá aprendido sem precisar errar.

1. Alienação

Se você trabalha em um departamento que exige um tempo muito grande de dedicação a temas muito específicos, você pode acabar se alienando do que está havendo no mundo, e de como isso afeta o mercado, a sua empresa e, naturalmente, a sua carreira. É, inclusive, por causa desse distanciamento que, para a maioria, uma crise econômica chega de repente. Os sinais de que ela está em formação existem, mas a pessoa que não leu, e não interpretou, não se preparou para enfrentá-la.

2. Tomada de atitude

Você não fará nada a respeito daquilo que não tem significado para você, ainda que seja uma ameaça por vir. É como o médico, que sabe de um raio-x a gravidade da doença, enquanto o paciente leigo assiste a um retrato em branco e preto de sombras e manchas. Quando você tem o cuidado de ler as notícias, o que elas dizem e, principalmente, as entrelinhas, terá uma fonte importante de sinais sobre o futuro. Mas você precisa de tempo para compreendê-las. Portanto, escolha bem suas fontes de informações e, acima de tudo, quem as esclareça para você.

3. Amadurecimento

Cuidado para não ler somente as informações do que gosta e ignorar aquilo que odeia. A propósito, repare: rejeitamos o que não compreendemos. A sua carreira depende do que está escrito nas páginas sobre a política, sobre decisões que nem mesmo no Brasil são tomadas, mas nos afetam. Informar-se por fontes distintas e divergentes torna visíveis sinais importantes para o futuro. E por que não falar com um especialista sobre questões que afetam sua vida econômica? Profissionais que saibam esclarecer questões complexas da realidade e torná-las compreensíveis, para que você tome uma decisão consciente.

Conclusão

Se você presta atenção só à sua área de atuação, cai na crença de que já é capaz de entender de tudo com facilidade, ou já conhece o bastante, um pouquinho de cada, talvez, e assim coloca em risco o que construiu até agora. O mundo não é simples, esqueça. Ele sempre demandará mais e cada vez mais conhecimento e múltiplas habilidades de todos. Tenha humildade para aprender sempre, e treine, treine pra valer, a sua capacidade de refletir sobre o que nos falam especialistas. Esta é a lição para você ter mais sucesso na sua carreira no ano que vem.


*Sílvio Celestino é autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira e sócio-fundador da Alliance Coaching.

Compartilhe:
Comentários