Dicas de inspiração para líderes

Especialista sugere livros e séries para extrair os melhores insights profissionais

A inspiração para líderes é fundamental, especialmente em momentos desafiadores para a sociedade. E se tem algo que não está em falta nos últimos tempos é uma boa dose de desafios dentro e fora do ambiente de trabalho.

Já em 1967, Peter Drucker escreveu: “Poucas pessoas, até mesmo aquelas muito bem-sucedidas, conseguem responder às perguntas ‘você sabe no que você é bom? Sabe o que você precisa aprender para extrair o melhor de suas habilidades?’. Poucos sequer se fizeram essas perguntas”. De fato, o autor, considerado o Pai da Administração Moderna por suas ideias visionárias, levanta um ponto relevante.

inspiração para líderes essencial

Ter experiências para transmiti-las

No mesmo sentido, o Executivo C-level de RH, Marcelo Nobrega, entende que muito da inspiração procurada por líderes e exigida no atual cenário passa pela capacidade de gerenciar suas experiências em primeiro lugar, para depois repetir essa vivência com suas equipes. Então, para auxiliar na busca por essa bagagem inspiradora, ele nos deixou dicas de conteúdos que podem gerar insights aos líderes.

Confira abaixo as indicações:

  • 1 – Você está contratado!

Começando por sua própria experiência, Marcelo indica seu livro lançado em 2014 e que segue como um retrato atualizado do mercado.

Livro escrito por Marcelo de Freitas Nóbrega

Escrita a partir de seus estudos e práticas em cerca de duas décadas na área de Recursos Humanos, a obra oferece um panorama detalhado da vida profissional.

“Escrevi esse livro com o objetivo de orientar profissionais na gestão de suas carreiras e na busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Abro a caixa preta dos processos seletivos das empresas e explico o que funciona e o que não funciona nessas horas”, afirma.

Além de auxiliar os profissionais que estão na ponta avaliada dos processos seletivos, o livro serve como um bom guia para os gestores que estão do lado responsável pela avaliação dos candidatos e colaboradores efetivos.

  • 2 – Anticarreira

A segunda indicação do Executivo foi lançada no segundo semestre de 2019.

A publicação de Joseph Teperman, Sócio Fundador da Consultoria INNITI, trata da possibilidade de crescimento perpétuo ao longo da vida norteado pelos sentimentos de propósito e entusiasmo.

Livro de Joseph Teperman

“O livro de Joseph Teperman mostra como podemos trilhar um caminho mais estimulante no trabalho, evitando o significado da palavra ‘carreira’, ou seja, caminho estreito”, provoca Marcelo.

Por isso, o autor afirmou que seu objetivo com o livro é realmente servir de inspiração para líderes, independentemente de estarem empregados, para que participem da vida de forma ampla, sem dependerem de terceiros para ter sucesso.

Esse foi um dos motivos que levou Teperman a disponibilizar a versão digital do livro na internet, transferindo para o leitor a decisão se deveria pagar pela leitura do arquivo em PDF e até mesmo quanto seria esse valor.

  • 3 – Fauda e La Casa de Papel

Por fim, não é necessário ou mesmo saudável que todo o tempo disponível seja preenchido com estudo intenso em busca de inspiração para líderes. Por isso, Marcelo Nobrega também recomenda duas boas fontes de diversão.

São elas as séries Fauda e La Casa de Papel, ambas disponíveis na Netflix. “São duas séries de ação, com tramas bem elaboradas e com reviravoltas surpreendentes. São bons passatempos”, avalia.

No entanto, embora listadas pelo especialista como entretenimento, as produções também podem oferecer alguns insights para a liderança de qualquer organização.

Em Fauda, série sobre o conflito Israel-Palestina, o espectador vai acompanhar as contradições de dois povos semelhantes e ao mesmo tempo divididos na disputa pelo mesmo espaço.

Já em La Casa de Papel, a trama se desenrola com um grupo de assaltantes diverso que inicialmente teriam como único objetivo comum o dinheiro, mas que aos poucos se envolve em torno de outros laços.

Seja em qual série for, é possível observar de perto o papel de figuras centrais para os grupos presentes em cada uma e extrair uma dose de inspiração para líderes nessas duas histórias cheias de reviravoltas, incertezas e desafios.

Quer mais materiais que deem bons insights para liderança? Confira aqui a nova edição da Revista Huma. Veja o que os especialistas dizem sobre o cenário atual do RH.  

Rômulo Santos

Rômulo Santos

Newsletter Huma

Cadastre-se e receba

nosso conteúdo exclusivo

Você está fornecendo o seu consentimento para a LG lugar de gente para que possamos enviar comunicações de marketing. Você pode revogar o seu consentimento a qualquer momento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.