fbpx

Integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Data 13/07/2015

Em entrevista à Huma, a Professora especializada em Educação Inclusiva, Vera Lúcia Messias, comenta sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência sancionada, no dia 6 de julho de 2015, pela Presidente Dilma Rouseff. 

Huma: O que muda para as empresas com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência? 

Vera Lúcia Messias: Eu acredito que com a lei a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e nos diferentes setores da sociedade será bem maior.

A legislação favorece a mudança de cultura. Por exemplo, as pessoas com deficiência não precisariam de uma legislação específica para garantir direitos que são comuns aos cidadãos se historicamente a sociedade não as ignorasse. 

Neste sentido, para corrigir uma exclusão histórica, a lei traz contribuições. A primeira delas, é ampliar na sociedade a percepção das nossas diferenças. Uma segunda, é cobrar que as instituições se aperfeiçoem cada vez mais para atender a sociedade de modo geral. 

Huma: Quais serão as adequações que as empresas serão obrigadas a fazer? 

Verá Lúcia Messias: Formação das suas equipes para o respeito às diferenças, ou seja, sensibilização para convivência na diversidade. Ampliação da acessibilidade, eliminação de barreiras comunicacionais, arquitetônicas, programáticas, metodológicas, instrumentais e naturais. 

Huma: Na prática, o que muda para o colaborador com deficiência? 

Vera Lúcia Messias: Sempre que aplicamos os mesmos direitos às pessoas, a cultura começa a mudar. Entretanto é importante ressaltar que em nosso país, direitos fundamentais que também são garantidos pela força da lei não são extensivos a todos na prática.

Estando no papel podemos exigir que os direitos aos colaboradores com deficiência sejam cumpridos, pois teremos a quem recorrer.

Huma: Quais outras adequações o projeto propõe para governo e sociedade em geral?

Vera Lúcia Messias: Para mim, a principal é ampliar a cultura inclusiva em todos os setores da sociedade.

Huma: Fique à vontade para acrescentar outras informações que julgar relevante.

Vera Lúcia Messias: É importante ressaltar que as pessoas com deficiência têm encontrado muita dificuldade para conseguir trabalho. Mesmo existindo a lei de cotas, o nível de exigência é alto. Isso se deve ao nosso sistema educacional que ainda é muito falho. 

Algumas empresas também acham que as pessoas com deficiência deveriam executar a mesma função que as demais, sem modificações no ambiente. Não podemos negar as diferenças, elas existem. Por isso, precisamos cada vez mais eliminar as barreiras para permitir que todos participem. Temos que analisar as potencialidades de cada um e não as dificuldades.  

Vera Lúcia Messias é Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. em 2012, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Compartilhe:
Comentários